PROTÓTIPO DE SISTEMA ESPECIALISTA PARA AUXÍLIO À DECISÃO EM DIREITO AMBIENTAL - SITUAÇÕES DE DESMATAMENTOS RURAIS

Autores

  • Paulo Pereira MARTINS JUNIOR Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC / Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Vitor Vieira VASCONCELOS Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial - PUC-MINAS

Palavras-chave:

inteligência artificial, auxílio à decisão, gestão de florestas, desmatamento, legislação

Resumo

Este artigo visa a apresentar o processo de desenvolvimento de um protótipo de programa de inteligência artificial voltado para a gestão ambiental, desenvolvido ao longo do projeto CRHA (2003-2006). Este programa se propõe a auxiliar o usuário em sua conduta para com o meio ambiente rural, fornecendo educação ambiental e jurídica para melhor lidar com situações comuns neste contexto. Este trabalho é útil para demonstrar a viabilidade de aplicações computacionais futuras, envolvendo as Geociências Agrárias e Ambientais e Ciências Jurídicas, demonstrando também as potencialidades da análise lógica aplicada aos conhecimentos técnicos e científicos.

Biografia do Autor

Paulo Pereira MARTINS JUNIOR, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC / Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) e é doutorado em Géologie Dynamique - Universite de Paris VI Pierre et Marie Curie, Laboratoire de Géologie Dynamique em 1977. Atualmente é professor, pesquisador e orientador na Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisador pleno da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais CETEC. Tem larga experiência em Geociências com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de gestão ambiental de bacia hidrográfica, ecologia-economia, geomatemática, desenvolvimento de sistema de informação e de gestão e cartografia interdisciplinar. Desenvolve um ramo proposto como "Geociências Agrárias e Ambientais" desde 1998. Pesquisa e escreve sobre Epistemologia Aplicada. É professor da pós-graduação em "Evolução crustal e Recursos Naturais" área de concentração "Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais".

Vitor Vieira VASCONCELOS, Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial - PUC-MINAS

Atualmente é estudante do Mestrado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial na PUC-Minas. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, Computação e Epistemologia atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, formalização lógica de conhecimentos, recursos hídricos, desenvolvimento rural sustentável. Possui formação como Bacharel em Filosofia, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática.

Downloads

Publicado

2009-04-10

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS