HIDROGEOLÓGIA E QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA CIDADE DE TRÊS LAGOAS/MS

Autores

  • André Luiz Pinto UFMS

Palavras-chave:

Hidrogeologia. Qualidade das Águas Subterrâneas. Planejamento Ambiental. Aqüífero Guarani. Aqüífero Bauru. Riscos à Qualidade da Água.

Resumo

O desenvolvimento econômico e social de qualquer sociedade está vinculado na disponibilidade de água doce de boa qualidade, na capacidade de conservação e uso sustentável dos recursos hídricos. A crescente utilização dos recursos hídricos subterrâneos tende a aumentar, tanto pelas necessidades decorrentes da expansão populacional da sociedade de consumo e de sua urbanização, e pelas vantagens financeiras em relação às águas superficiais, que se encontram de forma geral, contaminadas e carecendo de onerosos tratamentos não convencionais. Nestas condições, os aqüíferos, em diferentes áreas do território nacional, estão sujeitos aos impactos da expansão descontrolada através de poços e pela ocupação indiscriminada do solo, que põem em risco a qualidade das águas. A introdução de substâncias químicas por meio de uso do solo, agrotóxico e outros tipos de aplicações, é uma maneira de promover mudanças nas características naturais dessas águas. Para contribuir com o entendimento da dinâmica das águas subterrâneas da cidade de Três Lagoas/MS, perante suas condições hidrogeológicas e suas respectivas qualidade, apresenta-se este artigo. Que alerta sobre a sobre a fragilidade das Formações Bauru e Botucatu. Como conclusão, apesar da constatação da ausência de contaminantes que comprometa seriamente a qualidade das águas subterrâneas do município, nota-se o grande risco potencial de contaminação dos aqüíferos Bauru e Botucatu, que abastecem a cidade de Três Lagoas, devido ao crescimento do parque industrial com indústrias têxteis, de alimentos e de papel celulose.

Biografia do Autor

André Luiz Pinto, UFMS

Geógrafo, doutor em Geociências pela UNESP/RC, professor associado DE do Depto. de Ciências Humanas, do Campus de três Lagoas da UFMS, Geografia Fisica, Planejamento e Gestão Ambiental

Downloads

Publicado

2011-05-24

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS