ANÁLISE QUANTITATIVA DO RELEVO POR INTERMÉDIO DAS CARTAS MORFOMÉTRICAS DA ALTA BACIA DO RIO ITANHAÉM, BAIXADA SANTISTA/SP

Autores

  • Ana Cecília Pereira Machado UNESP - Campus de RIO CLARO
  • Cenira Maria Lupinacci da Cunha UNESP - Campus de RIO CLARO

Palavras-chave:

Cartografia Morfométrica. Itanhaém. Planejamento Ambiental. Bacia Hidrográfica. Geomorfologia. Susceptibilidade Ambiental.

Resumo

O relevo, face às intervenções de origem antrópica, apresenta fragilidades variáveis de acordo com suas características morfogenéticas. Neste contexto, as cartas morfométricas subsidiam o planejamento ambiental, por detectarem áreas cujas características geométricas do relevo impõem limites ao uso e ocupação de origem antrópica. Assim, este artigo tem o objetivo de analisar a morfometria do relevo da alta bacia do Rio Itanhaém, por meio de documentos cartográficos (carta de declividade; carta de dissecação horizontal e vertical; carta de energia do relevo) os quais buscam diagnosticar suas fragilidades potenciais, auxiliando na definição de medidas de prevenção a desastres ambientais. A análise morfométrica possibilitou a identificação de setores potencialmente susceptíveis aos processos morfogenéticos, grande parte, por influência das altas declividades associadas à densa rede de drenagem. Além disso, contribuiu para uma melhor compreensão da dinâmica deste ambiente, cuja geometria do relevo apresenta consideráveis variações.

Biografia do Autor

Ana Cecília Pereira Machado, UNESP - Campus de RIO CLARO

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3949817884352832. Discente do curso de graduação da Unesp - Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia.

Cenira Maria Lupinacci da Cunha, UNESP - Campus de RIO CLARO

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2689821323942199 Geógrafa, Mestre em Geografia e Doutora em Geociências e Meio Ambiente. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação do IGCE - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro, Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Laboratório de Geomorfologia.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-05-24

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS