DISTRIBUIÇÃO DAS CHUVAS E DINÂMICA GEOMORFOLÓGICA EM BARRA DOS COQUEIROS/SE

Autores

  • Jailton de Jesus Costa Universidade Federal de Sergipe
  • Rosemeri Melo e Souza Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Barra dos Coqueiros/SE. Climas. Dinâmica Geomorfológica. Precipitação. Quaternário. Variabilidade Climática.

Resumo

Os climas da Terra sempre influenciaram e influenciam muitos aspectos do ambiente físico, especificamente a vegetação, os regimes hidrológicos e os solos. Um conhecimento estruturado do clima auxilia a entender o grau de sensibilidade dos processos geomorfológicos às variações climáticas e permite prever o sentido das modificações da dinâmica geomorfológica a uma escala temporal relativamente curta. O objetivo deste estudo foi analisar a variabilidade climática e a dinâmica geomorfológica no município de Barra dos Coqueiros/SE. A metodologia foi construída a partir do levantamento de dados climáticos primários e secundários. Os estudos geomorfológicos foram orientados para a individualização de áreas cujos atributos conferem certa homogeneidade (planície costeira), que corresponde ao 3º taxon da classificação de Ross (1992). Percebe-se que na variabilidade da precipitação total anual em relação à média no período de 1968 a 2000, foram registrados três ciclos de estiagem, incluindo os anos de 1968/72, 1978/84 e 1993/98. As principais formas de relevo do município da Barra dos Coqueiros são planícies marinhas e flúvio-marinhas com topografia plana e suave ondulada e se estende ao longo da área, através das configurações da praia, dunas, cordões, restingas, várzeas e mangues que datam do Quaternário.

Biografia do Autor

Jailton de Jesus Costa, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe. Colégio de Aplicação. Geografia.

Rosemeri Melo e Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Geografia da UFS. Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB), com estágio de doutoramento em Geografia Física e Ordenamento Territorial na Universidde de Lisboa, Portugal. Atualmente realiza pós-doutorado em Geografia Física na Universidade de Queensland, Austrália. É Membro da ASCI, Pesquisadora FAPITEC(SE) e Membro do Conselho Editorial da Editora da UFS (EDUFS/SE) e Editora Horizonte (SP).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-05-26

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS