USO DE INDICADORES NA AVALIAÇÃO OS EFEITOS DA EXPANSÃO URBANA SOBRE A ESTRUTURA DA PAISAGEM: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Marco Aurélio Horta Fundação Oswaldo Cruz
  • Fabrício Thomaz Ker Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano, MG
  • Aldo Pacheco Ferreira Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Ecologia da Paisagem. Gestão Ambiental. Fragmentação. Expansão urbana. Conservação. Coronel Fabriciano.

Resumo

A expansão urbana pode exercer efeitos negativos nos processos naturais. A análise de paisagem busca, nesse sentido, fornecer ferramentas para o melhor planejamento urbano, objetivando uma melhor qualidade de vida da população e a preservação das áreas naturais. O objetivo deste estudo é descrever a estrutura da paisagem do município de Coronel Fabriciano, MG, detectando as mudanças ocorridas entre 1989 e 2009. O estudo abrangeu a paisagem referenciada em ortofoto de 1989, sendo georreferenciados o perímetro urbano e os fragmentos naturais, para classificação e comparação temporal. As unidades de paisagem foram sub-divididas para contagem e execução dos índices e testes estatísticos. A paisagem do município de Coronel Fabriciano apresentou mudanças nas áreas das unidades urbana e matriz no período entre 1989 e 2009. Houve uma expansão urbana sob a matriz pastagem, mas não foram ocupadas as áreas semi-ubanas. Não ocorreram alterações na área de remanescentes de floresta e eucalipto, mas com a expansão urbana, alteraram-se as bordas, sendo que os remanescentes passaram a sofrer maiores pressões da área urbana. As margens dos cursos d’água também apresentaram crescimento da área urbana. Os resultados aqui fornecem uma base geográfica de informações com possibilidade de subsidiar estudos pertinentes ao campo da vigilância ambiental e saúde.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Horta, Fundação Oswaldo Cruz

Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. É doutorando do programa de Saúde Pública e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atua na área de Gestão Ambiental, epidemiologia e avaliação de risco para doenças transmissíveis e análise espacial.

Fabrício Thomaz Ker, Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano, MG

Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano - vigilancia Ambiental Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG, Biólogo da Conservação (Bacharelado). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase na Interação Inseto-planta, Ecologia de Paisagens, Recuperação de Áreas Degradadas, Controle Biológico de Pragas e Vetores de Importância Pública.

Aldo Pacheco Ferreira, Fundação Oswaldo Cruz

Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica, pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE/UFRJ). Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ). Responsável pela subárea Gestão ambiental do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente (ENSP/FIOCRUZ). Apresenta experiência na área de saúde coletiva, desenvolvendo atividades de pesquisa e docência em engenharia ambiental nas vertentes: (a) poluentes orgânicos e poluentes biológicos com impactos em recursos hídricos e na saúde pública, (b) bioindicadores faunísticos em estudos de degradação ambiental; (c) métodos de avaliação de impacto ambiental; (d) aplicação de modelos matemáticos na avaliação da qualidade de ecossistemas; (e) vigilância ambiental em saúde; (f) análise e percepção de risco; (g) saneamento e saúde ambiental; (h) engenharia biomédica. Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente (SPMA/Ensp/Fiocruz).

Downloads

Publicado

2011-05-24

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS