EM DEFESA DO DIÁLOGO CIÊNCIA-LITERATURA: UMA CONVERSA ENTRE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E MONTEIRO LOBATO

Autores

  • Filipe Rafael Gracioli UNESP Campus Rio Claro - Departamento de Educação - IB
  • Michel Ricardo Gracioli UFSCar - Campus Araras-SP.

Resumo

O texto que trazemos estabelece um diálogo entre a perspectiva de geografia expressada na obra Geografia de Dona Benta (1935), de Monteiro Lobato e a perspectiva de ciência contemporânea discutida por Boaventura de Sousa Santos em Um discurso sobre as ciências. Na busca por defender e fazer aproximar os conhecimentos artístico, pelo viés literário, e científico, como possibilidade de redimensionar o espaço geográfico em sua concepção teórica, o texto recupera a importância do pensamento de um grande autor da literatura infantil brasileira e estabelece uma relação com a noção do paradigma emergente no fazer científico do início do século XXI, na compreensão de que o diálogo literatura-ciência representa não apenas um modo de sair-se ao poder dos discursos, mas principalmente uma chave de entendimento a maneira como atribuímos valor ao conhecimento. Palavras-chave: conhecimento científico, literatura, literatura infantil, Geografia.

Biografia do Autor

Filipe Rafael Gracioli, UNESP Campus Rio Claro - Departamento de Educação - IB

Título de mestre em Educação (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus Rio Claro. Graduado em Geografia pela mesma instituição, nas modalidades licenciatura (2010) e bacharelado (ênfase em Análise Sócio-Espacial e Planejamento Territorial - 2011). Realizou estágio master na Universidad de Santiago de Compostela - USC, Galicia, España (2013) junto à Facultade de Filoloxía. Desenvolve trabalhos com a temática Geografia e Literatura, investigando as noções de nacionalismo e de identidade nacional expressadas por meio do conhecimento geográfico da narrativa da obra Geografia de Dona Benta (1935) de Monteiro Lobato e da produção literária didática para o ensino escolar correspondente (1889-1930). Atualmente investiga as relações entre a produção literária infantil de caráter geográfico e a produção de obras didáticas escolares de Geografia da Espanha do início do século XX.

Michel Ricardo Gracioli, UFSCar - Campus Araras-SP.

Graduando na modalidade bacharelado em Biotecnologia (ênfase em biotecnologia agrícola/industrial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - campus de Araras-SP. Realizou curso de intercâmbio na Università degli studi di Roma "La Sapienza" no período de: agosto/2013 a agosto/2014, onde desenvolveu estágio laboratorial no estudo de fotorreceptores em Tartufo nero (Tuber melanosporum) junto ao departamento de Biologia e Biotecnologia Charles Darwin. Desenvolveu investigação acerca do desenvolvimento de protocolo para extração de glomalina em solos tropicais, junto ao Laboratório de Microbiologia Agrícola e Molecular (LAMAM) - UFSCar Araras - SP.

Downloads

Publicado

2015-08-22