CLASSIFICAÇÃO DAS PAISAGENS DA FAIXA MARINHA COSTEIRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PURIO, REPÚBLICA DO PANAMÁ

Autores

  • Jaime Alberto Rivera Solis Universidade do Panamá
  • Ana Tereza Caceres Cortez UNESP de Rio Claro

Resumo

Na atualidade o zoneamento ecológico – econômico evolui como a principal metodologia de ordenamento do espaço geográfico. Nesta perspectiva, o alvo dos trabalhos realizados é garantir o desenvolvimento sustentável dos territórios fornecendo informação confiável para a elaboração de propostas de gestão ambiental administrativa e por instrumentos. Baseado nos princípios da teoria geoecológica e apoiados nas ferramentas dos sistemas de informação geográfica (SIG) para a análise espacial e geoprocessamento de imagens, a pesquisa reconhece e delimita o geossistema da paisagem marinho-costeira, composta por três geofácies na zona de costa e três na zona do litoral, numa área que abrange 6666.81 ha.

Biografia do Autor

Jaime Alberto Rivera Solis, Universidade do Panamá

Departamento de Geografia, Universidade do Panamá, Cidade do Panamá. Mestre em Geografia Ambiental – Universidade do Panamá. Doutorando em Geografia - UNESP - Campus de Rio Claro.

Ana Tereza Caceres Cortez, UNESP de Rio Claro

Departamento de Geografia, IGCE - UNESP de Rio Claro. Área: Meio Ambiente, Recursos Naturais e Gestão de Resíduos Sólidos

Downloads

Publicado

2016-02-27

Edição

Seção

Artigos