A TERRITORIALIDADE DO ESPIRITISMO EM ITUIUTABA-MG: UM OLHAR GEOGRÁFICO

Autores

  • Nelio Paulo Sartini Dutra Júnior Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/FACIP/UFU)
  • Hélio Oliveira Carlos Miranda de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU)

Resumo

O espiritismo surge em Abril de 1857, com a publicação de "O Livro dos Espíritos" de Allan Kardec. Inicialmente, a ideia de seu criador era inaugurar uma doutrina com bases científicas e morais, e não uma religião. Entretanto, nos dias atuais, o espiritismo configura-se em distintos templos religiosos, espalhados por diversas cidades brasileiras, incluindo Ituiutaba-MG. Portanto, este trabalho tem por objetivo localizar os centros espíritas kardecistas de Ituiutaba-MG; identificar os 6 centros espíritas maiores em número de frequentadores, bem como o bairro de moradia destes fiéis; e apresentar e discutir dados sociais, demográficos e econômicos dos espíritas estudados. Como resultados, pode-se dizer que em Ituiutaba, os espíritas possuem nível de escolaridade e renda superiores à média nacional em comparação com outras religiões.

Biografia do Autor

Nelio Paulo Sartini Dutra Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/FACIP/UFU)

Licenciado e Bacharel em Geografia (FACIP/UFU) Mestrando em Geografia (FACIP/UFU)

Hélio Oliveira Carlos Miranda de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU)

Bacharel, licenciado, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos