A URBANIZAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL E O PAPEL DAS CIDADES NA REDE URBANA REGIONAL

Autores

  • Orlando Moreira Junior Professor Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e membro do Grupo de Estudos em Fronteira, Território e Turismo (GEFRONTTER)
  • Walter Guedes da Silva Professor Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e membro do Grupo de Estudos em Fronteira, Território e Turismo (GEFRONTTER)

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v15i1.12331

Resumo

O objetivo deste ensaio é analisar o processo de urbanização no estado de Mato Groso do Sul e identificar os papéis assumidos pelas cidades na rede urbano-regional. Para tanto, utiliza-se como apoio o quadro geral da rede urbana elaborado pelo Regic e as diversas formas de regionalizações existentes no estado. Com base nestes e no estudo populacional, é possível identificar um cenário urbano rarefeito, sem a consolidação de cidades de porte médio que exercem papel intermediário na rede urbana. Deste modo, algumas cidades pequenas ampliam seus espaços de influência e estabelecem relações com cidades hierarquicamente superiores, figurando-se como micropolos geográficos de ligação.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Edição

Seção

Artigos