O CAMINHO DAS PEDRAS – UMA PROPOSTA DE ROTEIRO METODOLÓGICO PARA ATIVIDADES PRÁTICAS EM GEOCONSERVAÇÃO

Autores

  • Suedio Alves Meira Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Antonio Leite do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Artur Agostinho de Abreu e Sá Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v15i2.12497

Resumo

A geoconservação é compreendida pelo conjunto de ações que têm por objetivo a manutenção do geopatrimônio. Apesar de sua relevância na efetivação de medidas sistêmicas de conservação da natureza, ainda não é comum o emprego, em larga escala, de atividades referentes a esse campo. Tal fato decorre da gênese recente dos conceitos basilares para o desenvolvimento das pesquisas, pela difícil compreensão das etapas metodológicas que integram o seu escopo e o descaso do poder público ante a questão ambiental. Diante deste fato, o presente artigo, tendo como base uma discussão teórica, trata dos principais conceitos referentes à temática e propõe um roteiro para o desenvolvimento de estudos práticos em geoconservação, tendo como foco principal as etapas de inventário e avaliação qualitativa e quantitativa do geopatrimônio.

Biografia do Autor

Suedio Alves Meira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceara (UFC), inserido no Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento (LAGEPLAN). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como trabalho de dissertação pesquisa sobre o Patrimônio Geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Apresenta afinidade e trabalhos nas temáticas relativas a Patrimônio Geológico, Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geomorfologia, Geotecnologia e Pedologia.

Marcos Antonio Leite do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pela UFRN. Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geologia de Campo, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação; Projeto Geoparque Seridó e Magmatismo Ediacarano no Rio Grande do Norte. É autor de vários artigos científicos nacional e internacional, publicou o primeiro livro brasileiro dedicado ao tema ?Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico?, além do livro "Geodiversidade na Arte Rupestre no Seridó Potiguar".

Artur Agostinho de Abreu e Sá, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professor Associado com tenure de Geodinâmica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com a atividade científica focada na Estratigrafia e Paleontologia do Paleozoico inferior do SW da Europa e do N de África e também sobre Património Geológico, Geoconservação e Geoparques. Neste último tema, desenvolveu na última década muitas iniciativas e atividades de pesquisa, focadas no desenvolvimento global associado aos territórios classificados como Geoparques Mundiais da UNESCO. Foi responsável pela candidatura do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO e corresponsável pela candidatura do Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO. Atualmente desempenha as funções de Coordenador da Cátedra UNESCO em "Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudável" na UTAD. É Presidente do Comité Português do Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP-UNESCO). É Membro do Comité Consultivo da Rede Europeia de Geoparques para o biênio 2015-2017; É Membro da Comissão de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques desde 2009 e Membro do Fórum Português de Geoparques desde 2012; Membro dos Conselhos Científicos dos Geoparques Mundiais da UNESCO Arouca e Terras de Cavaleiros (Portugal) e Molina y Alto Tajo (Espanha). Vogal com direito de voto da Subcomissão Internacional do Sistema Ordoviciano (ICS-IUGS). Membro do Conselho Pedagógico da Escola da Vida e Ciências Ambientais da UTAD; Coordenador do curso de Doutoramento em Geologia na UTAD; Coordenador na UTAD do Curso de Mestrado Erasmus/Mundus em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre. Coordenador do curso de 1º ciclo em Biologia e Geologia da UTAD.

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Edição

Seção

Artigos