INFLUÊNCIA DO MANEJO AGRÍCOLA NA SUSCETIBILIDADE DOS SOLOS À EROSÃO NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO ROMÃO, NOVA FRIBURGO/RJ.

Autores

  • Raphael Rodrigues Brizzi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Andrea Paula de Souza Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ
  • Alexander Josef Sá Tobias da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v15i2.12729

Resumo

O avanço da pastagem e agricultura sobre a Mata Atlântica, turismo, loteamentos, e o manejo inadequado, cada vez mais colaboram para a degradação dos solos na APA de Macaé de Cima, em Nova Friburgo – RJ. O estudo visa à compreensão de parâmetros erosivos em diferentes usos do solo, tais como floresta-pastagem-cultivo, nas profundidades de 0-10 e 10-20 cm, sendo avaliados a distribuição granulométrica, densidade aparente, densidade das partículas, microporosidade, macroporosidade e porosidade total, carbono orgânico e pH. Os resultados ratificam diversas pesquisas desenvolvidas na relação do uso do solo com a erosão e demostram ser as áreas de pastagem e cultivo as mais degradadas, sendo necessário o fortalecimento do plano de manejo da APA. Assim, destaca-se a importância da floresta na estruturação dos solos frente ao desenvolvimento de processos erosivos, em que as atividades antrópicas na região potencializam a fragilidade inerente ao sistema avaliado, ocasionando a mudança da paisagem.

Biografia do Autor

Raphael Rodrigues Brizzi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro - IFRJ

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com ênfase em Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico (2015). É Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Arraial do Cabo, atuando nos cursos técnicos de Meio Ambiente e Informática, e na Pós-graduação em Ciências Costeiras. Possui experiência nas seguintes linhas : Evolução de relevo; Manejo de bacias hidrográficas; físico-química de solo; erosão, degradação e geoprocessamento.

Andrea Paula de Souza, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ

Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Assistente e Coordenadora do curso de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense (NIESBF). Atuou nos cursos de Geografia da Faculdade de Formação de Professores ? UERJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica, nos cursos de Gestão Ambiental da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Maracanã). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geociências: geografia física e meio ambiente, pedologia, geologia, hidrologia, geomorfologia, desenvolvimento de material didático em geografia física.

Alexander Josef Sá Tobias da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) e Bacharelado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989); é Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutor em Ambiente e Sociedade, pelo IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenador do Curso de Especialização em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro e subchefe do Departamento de Geografia Física do Instituto de Geografia da UERJ. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meio Ambiente, Hidrogeografia e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Água e Meio Urbano; Ambiente e Sociedade; Geografia do Rio de Janeiro; Mapeamentos Temáticos em Meio Ambiente e Sociedade; e Prática de Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Edição

Seção

Artigos