DESVELANDO AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO DO ALIMENTO DENTRO DOS APARTAMENTOS NA CIDADE DE VITÓRIA DURANTE A VIRADA DO SÉCULO XX

  • Paulo Cesar Scarim Universidade Federal do Espírito Santo
  • Erick Alessandro Schunig F. Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A produção da cidade vem sendo realizada a partir de diretrizes que se coadunam com a sociedade de consumo. Nela o apartamento residencial tem seu interior submetido a uma racionalidade que revela aspectos inerentes a esse espaço urbano, tal qual nossa relação com a alimentação. Este estudo visa desenvolver uma análise da cozinha como um espaço indicador de transformações urbanas na cidade de Vitória e sua relação com a sociedade de consumo. Além de autores que versam sobre o tema, utilizamos como elemento de análise as propagandas imobiliárias das décadas 1980 e 1990, período em que envolvem se profundas transformações na capital do capixaba. Ao final estabelecemos considerações indicativas de que a transformação da cozinha revela aspectos da estratégia de agentes imobiliários, que abrange um novo conceito sobre a nossa relação com o alimento.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Scarim, Universidade Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2006). É professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. É professor e orientador do Mestrado em Geografia da UFES. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, Geografia Urbana e Geografia Agrária. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: estudos territoriais, agricultura e campesinato, alimentação e conflitos sócio ambientais contemporâneos. Participa de diversos projetos de pesquisa e extensão, tais como: Observatório dos Conflitos no Campo Geografia dos Alimentos, Saberes da Terra e Rede Data Luta.
Erick Alessandro Schunig F., Universidade Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Geografia/licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo. Possui especialização lato sensu em políticas sociais, ministrado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e mestrado em geografia e doutorando em geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014).
Publicado
2018-12-14
Seção
Artigos