A ASSOCIAÇÃO EXTERNA COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO DOS PRESÍDIOS ÀS REDES EXTERNAS DO TRÁFICO: A PERCEPÇÃO DOS AGENTES TERRITORIAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ

  • Roberto Magno Reis Netto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Clay Anderson Nunes Chagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Resumo

RESUMO: O presente estudo buscou compreender a percepção de atores territoriais da segurança pública do Estado do Pará a respeito do estabelecimento e manutenção de redes e relações junto a agentes sintagmáticos públicos ou privados externos ao cárcere como forma de integração dos presídios às redes territoriais externas do tráfico de drogas. Baseando-se no método hermenêutico e dialético e sob uma abordagem qualitativa e quantitativa, o mesmo se valeu das técnicas de coleta de dados por entrevistas direcionadas a agentes territoriais da segurança no Estado do Pará, seguida de uma análise de conteúdo das falas. Como resultados, identificou-se a utilização da associação à agentes territoriais em liberdade como uma das estratégias de integração do cárcere às redes externas do tráfico, tornando verissímeis, em muito, postulados da literatura. Foram também identificadas informações divergentes da literatura previamente consultada e, principalmente, dados sem referência preliminar um possível envolvimento entre tráfico e milícias no Pará, a vedação à ocorrência de crimes como forma atualmente predominante de relação com as comunidades, causas da presença de favelas no entorno dos presídios e a possibilidade de existência de conivências políticas com as organizações em estudo.

Biografia do Autor

Roberto Magno Reis Netto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
MESTRE EM SEGURANÇA PÚBLICA (UFPA). ESPECIALISTA EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL (UGF/DF), DOCÊNCIA SUPERIOR (UGF/DF) E ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO (ESMAC/PA). GRADUADO EM DIREITO (UFPA). OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR DO TJ/PA. PROFESSOR E PESQUISADOR.
Clay Anderson Nunes Chagas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Graduado em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1998), Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2002) e Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Vice Reitor da Universidade do Estado do Pará, participa do Programa de Pós Graduação em Geografia e do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade do Estado do Pará atuando no curso de graduação em Geografia. Professor Colaborador no Instituto de Ensino em Segurança Pública e Defesa Social do Estado Pará e Professor Colaborador da Universidade de Cabo Verde no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública. É associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Instituto Histórico Geográfico do Pará. É consultor do Roster pré aprovado para a América Latina do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) na categoria de Prevenção à Violência.
Publicado
2018-12-14
Seção
Artigos