CIRCUITO DE PRODUÇÃO DA LARANJA NO BRASIL: DO CULTIVO AOS PRODUTOS INDUSTRIAIS DESTINADOS PRINCIPALMENTE AO MERCADO INTERNACIONAL

Resumo

Alguns produtos agropecuários como carnes, soja e café estão entre os principais exportados pelo Brasil. Parte do circuito de produção destes produtos acontece em território brasileiro uma vez que a industrialização normalmente é feita em outros países. O Brasil também tem papel de destaque no comércio mundial de suco de laranja o que estimula este estudo com o objetivo destacar as peculiaridades do circuito de produção da laranja. A maior parte da produção do fruto é destinada a industrialização no estado de São Paulo e o suco vai para venda no mercado internacional. Além disso, as laranjas provêm de produtores comprometidos em direcionar a colheita a grandes grupos industriais específicos que acompanham todas as etapas do cultivo, industrialização e comercialização. As decisões de produção são influenciadas pela variação dos estoques dos sucos, capacidade de processamento da indústria e quantidade de frutos a qual é determinada pelas condições climáticas mundiais.

Biografia do Autor

Amanda Duarte Mergulhão, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Universidade de São Paulo (USP)
Economista de formação (UFPR), tenho mestrado em economia, doutorado em geografia humana (USP) e pós doutorado em geografia humana (USP). Trabalho no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística desde setembro de 2002 na Diretoria Pesquisa. Dentro desta diretoria já atuei nos setores de Pesquisa de Emprego e Rendimento e atualmente no Setor de Contas Nacionais.
Publicado
2018-12-14
Seção
Artigos