ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E NA ITÁLIA. ENTRE O PLANEJAMENTO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

Autores

  • Maria do Carmo de Albuquerque Braga Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v17i1.14164

Resumo

Este artigo objetiva estudar comparativamente a implantação de instituições públicas de ensino superior no Brasil e na Itália, entendendo estas como elo entre planejamento e desenvolvimento regional. Como estudo de casos, adotou-se a Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Brasil, e a Universidade de Bolonha, na Itália. Sua relevância centra-se em verificar se a proposta de interiorização das universidades, no Brasil, tem contribuído para o desenvolvimento regional, considerando as potencialidades locais. Assim, foram trabalhados autores como Dallari e Curiazi (2012) e Calvo-Sotello (1988). Temporalmente, adotou-se o período entre 2003 e 2010 quando, no Brasil, vivenciou-se a política de expansão do ensino superior, e na Itália, ações definidas desde 1985, aliando expansão ao desenvolvimento regional, baseado no planejamento estratégico focado na integração entre suas unidades e a estrutura urbana. Assim, os dados obtidos indicaram avanços na UFRPE, mas que ainda há muito a ser feito para contribuir com o desenvolvimento regional.

Palavras-chave: espaço urbano; desenvolvimento regional; planejamento urbano; universidades; políticas públicas; educação.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Albuquerque Braga, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e pós-doutorado pela Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna, Itália (2016). Atuou como pesquisadora visitante na Technische Universität Kaiserslautern, Alemanha (2017). É membro do grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Dinâmica Espacial da Universidade Federal de Pernambuco.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Gestão Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento, Desenvolvimento e gestão urbana, dinâmica espacial e patrimônio imobiliário público. Atualmente e professora associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, desenvolvendo suas atividades na Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Edição

Seção

Artigos