DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E SOCIOBIODIVERSIDADE: CONTORNOS TEÓRICOS-CONCEITUAIS E DIRETRIZES METODOLÓGICAS DE UM PROJETO GUARDA-CHUVA

Autores

  • Ana Carolina de Oliveira Marques Universidade Federal de Goiás
  • Josy Dayanny Alves Souza

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v17i(ESP).14237

Resumo

O ano de 2016 marca o início da execução do projeto guarda-chuva intitulado: “Desenvolvimento Territorial e Sociobiodiversidade: perspectivas para o Mundo do Cerrado[1]”. Sob a coordenação geral do professor Eguimar Felício Chaveiro, da Universidade Federal de Goiás, uma equipe de pesquisadores de diversas universidades brasileiras tem promovido eventos científicos, missões de pesquisa internacionais e trabalhos de campo, cujos resultados são divulgados por meio de artigos em periódicos, livro, relatórios de estágio pós-doutoral, anais de eventos, além de três teses de doutorado em construção. Este texto cumpre o propósito de divulgação científica das ações e resultados preliminares do projeto, sobretudo os avanços teóricos na definição do conceito de “sociobiodiversidade”. As entrevistas semiestruturadas com os coordenadores – geral e associados – e um dos estagiários de pós-doutorado, possibilitaram a construção de um mapa conceitual da sociobiodiverdade, acompanhado de diretrizes metodológicas apreendidas a partir das experiências de pesquisa mobilizadas no projeto.

 

[1] Projeto aprovado no âmbito do Programa de Apoio à Pós-Graduação e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil – PGPSE/CAPES.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Oliveira Marques, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia. Professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás.

Downloads

Publicado

2019-07-03