PERIGO DE INUNDAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA NA ÁREA URBANA DE ERECHIM, RS (BRASIL)

Resumo

Dentre os perigos naturais mais comuns, as inundações em áreas urbanas ganham destaque, pois afetam um maior quantitativo populacional e causam danos, muitas vezes, irreparáveis. Este trabalho apresenta uma metodologia auxiliar à identificação das áreas de perigo de inundação e à vulnerabilidade socioeconômica em um estudo na cidade de Erechim, localizada na porção norte do Rio Grande do Sul/Brasil que registra, segundo a defesa civil municipal e reportagens de jornais, significativos pontos de inundação. Os resultados foram obtidos pela análise dos pontos identificados como recorrentes de inundações em períodos de chuvas intensas e de dados socioeconômicos (renda, alfabetização, densidade demográfica e tipologia de habitação) e a classificação da vulnerabilidade pelas condições dessas variáveis. A dinâmica espacial das bacias fluviais urbanizadas permitiu verificar que o maior número de pontos com registro de inundações ocorreu na bacia do rio Tigre, local com alto grau de vulnerabilidade socioeconômica.

Biografia do Autor

ANDRÉ RICARDO FURLAN, UFSM

Possui graduação em Geografia - Licenciatura (2016) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Erechim, RS e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . Atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . Compõe o Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem (NETAP/UFFS) e o Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM/UFSM). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando nas seguintes temáticas: Bacia Hidrográfica, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra e Áreas de Risco.

JUÇARA SPINELLI, UFFS

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura/Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo - Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa Produção do Espaço Urbano-regional da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Erechim, RS. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional e atua principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, diagnóstico socioespacial, mercado imobiliário, cidades médias, reestruturação urbana e desigualdades socioespaciais. 

Publicado
2021-05-25
Seção
Artigos