CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL SERRA DA BOA ESPERANÇA - BOA ESPERANÇA, MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v20i1.15838

Resumo

O objetivo deste artigo é promover uma visão integrada do meio físico, caracterizando o Parque Estadual Serra da Boa Esperança (PESBE) por meio do mapeamento temático de variáveis geoambientais e das inter-relações existentes, relacionadas especialmente ao meio físico. A metodologia consiste na elaboração do mapeamento e na análise de variáveis que explicam o meio físico na Unidade de Conservação (UC), tais como hipsometria, declividade, índice de vegetação, densidade de drenagem, densidade de lineamentos estruturais e densidade de vias de circulação. Foi constatado que o PESBE, localizado no Sul/Sudoeste de Minas Gerais, abriga uma vasta rede de drenagem, apresenta relevo serrano influenciado pelos litotipos presentes na área e secundariamente pelas estruturas, sendo majoritariamente recoberto por uma vegetação pouco densa e marcado por trilhas oriundas da atividade de motociclismo Off Road. Sugere-se que sejam tomadas medidas para o controle desta atividade, pois ela não condiz com os objetivos de preservação da UC.

Biografia do Autor

MANOEL RIBEIRO RODRIGUES NETO, Universidade Federal de Alfenas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Bolsista pela agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Geografia bacharelado pela Universidade Federal de Alfenas (2019). Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), com a pesquisa intitulada Zoneamento da Fragilidade ambiental da APA da bacia hidrográfica do rio Machado (MG). Anteriormente, formado em Técnico em Redes de Computadores (2012), pela Unidade de Ensino Técnico SENAC- CFP de Itajubá. Possui relevante experiência acadêmica em mapeamento geoambiental através de Sistemas de Informação Geográfica.

MARTA FELÍCIA MARUJO FERREIRA, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP - Rio Claro, SP, em 1987. Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo - USP, em 1992. Doutora em Geociências pela UNESP - Rio Claro, em 2001. É Professora Associada Aposentada da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - MG. Nesta universidade, é docente do programa de pós-graduação em Geografia e foi vice- coordenadora deste mesmo programa. Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geomorfologia. Tem orientado diversos trabalhos científicos nas áreas de Cartografia Geomorfológica; Morfotectônica; Análise Geomorfológica de Bacias Hidrográficas; Mapeamento e Análise de Processos Erosivos. É membro do Grupo de Pesquisa Métodos de Análise Geoespacial da UNICAMP. 

CASSIANO GUSTAVO MESSIAS, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Geografia Bacharelado com ênfase em análise ambiental e geoprocessamento (2011) e Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas (2012). Possui mestrado em Geografia, pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Possui doutorado em Geografia, pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atuou em projetos desenvolvidos nos laboratórios de Geomorfologia e Solos (ICN-Unifal-MG), Geosolos (Epamig-UFLA), Análise Espacial e Geoprocessamento (IG-Unicamp) e Aprendizagem em Logística e transportes (FEC-Unicamp). Atualmente atua como auditor no Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Área de atuação: Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Análise Espacial e Modelagem de Dados Espaciais em SIG.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Edição

Seção

Artigos