ESPAÇO E SUBJETIVIDADE NA GEOGRAFIA DE DONA BENTA (1935), DE MONTEIRO LOBATO: APORTES GEOGRÁFICOS E LITERÁRIOS

Autores

  • FILIPE RAFAEL GRACIOLI INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) - CENTRO LUCIO COSTA (CLC) https://orcid.org/0000-0002-3240-9594
  • JOÃO PEDRO PEZZATO UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - CAMPUS RIO CLARO - DEPTO. EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v19i1.16038

Resumo

Apresentamos em nossa escrita uma relação entre a Geografia de Dona Benta (1935) de Monteiro Lobato, ambos texto e autor posicionados como pináculos entre as narrativas dirigidas à infância leitora no Brasil e na América Latina e o movimento de seu empréstimo como livro escolar na escola pública brasileira à época de sua publicação. Por resgatar uma experiência de leitura apoiada na subjetividade do leitor, a narrativa subverte os cânones literários, o fazer geográfico de seu tempo e o entendimento sobre o ser criança, e inaugura junto à Literatura e à Geografia um olhar espacial pautado na imaginação criativa e na geograficidade, sem deixar de lado o tom de crítica necessário ao momento histórico de sua produção. De importância singular, a narrativa posiciona-se ainda hoje entre a juventude leitora brasileira como literatura de referência para a cultura infanto-juvenil.

Biografia do Autor

FILIPE RAFAEL GRACIOLI, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) - CENTRO LUCIO COSTA (CLC)

Doutor em Educação (2018), Mestre em Educação (2013), Licenciado em Geografia (2010) e Bacharel em Geografia (ênfase em Análise Sócio-Espacial e Planejamento Territorial - 2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus Rio Claro. Realizou estágio master na Universidad de Santiago de Compostela - USC, Galicia, España (2013) junto à Facultade de Filoloxía, onde investigou as relações entre a produção literária infantil de caráter geográfico e a produção de obras didáticas escolares de Geografia da Espanha do início do século XX. Ao longo de sua trajetória acadêmica, desenvolveu trabalhos no campo da Literatura e da Geografia, investigando temas como: a identidade nacional em livros de literatura infantil de Monteiro Lobato e de G. Bruno (Le tour de la France par deux enfants, 1877); a formação do espaço nacional pela literatura infantil e; as visões de mundo e as categorias geográficas representadas e apresentadas por autores da literatura infantil brasileira e francesa na composição de itinerários geográficos pela literatura infantil. Contemplado (2017) com bolsa de pesquisa científica FAPESP de nível doutorado na Université Paris IV - Sorbonne (Géographie). Atuou como professor-tradutor (francês-português) no ensino de língua portuguesa e cultura brasileira para imigrantes haitianos jovens e adultos em Rio Claro-SP (2017-2019) e professor PEB II (6º ao 9º ano) na rede municipal de educação de Santa Gertrudes-SP (2019). Atualmente (2019) é servidor público do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Centro Lucio Costa - CLC - Escola do Patrimônio) lotado na cidade do Rio de Janeiro-RJ, para o cargo de Técnico de nível superior I - Educação, professor colaborador do centro junto à disciplina "Espaço e patrimônio" e membro do corpo editorial da Revista Educação: Teoria e Prática (eISSN: 1981-8106). Contato: filipe-rg@hotmail.com/filipe.gracioli@iphan.gov.br.

JOÃO PEDRO PEZZATO, UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - CAMPUS RIO CLARO - DEPTO. EDUCAÇÃO

Professor Associado no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP - tem Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo ? USP - (2001/1991). Fez graduação no curso de Geografia, Licenciatura e Bacharelado, na UNESP (1987). Entre 2010 e 2011 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela - USC - Espanha. É livre-docente pela UNESP na disciplina Fundamentos de Prática de Ensino, na área do Ensino de Geografia. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (IB/Depto de Educação) e de Pós - Graduação em Geografia (IGCE/Depto de Geografia). É editor chefe e membro do corpo editorial da Revista Educação: Teoria e Prática do mesmo Departamento de Educação. Coordena o Grupo de estudos Linguagem, Experiencia, Memória e Formação credenciado ao CNPq e participa do Grupo de estudos e pesquisa denominado Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita (GEPRALE). Entre os principais temas de pesquisa, destacam-se: Ensino de Geografia, Memória e didática da Geografia, História das disciplinas escolares e Currículo. 

Downloads

Publicado

2021-06-16