A PISCICULTURA BRASILEIRA PELA ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DA GENÉTICA DA TILÁPIA:

DAS HORIZONTALIDADES AO PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v19i1.16040

Resumo

No período histórico atual existe uma crescente demanda por alimentos saudáveis, e a piscicultura de tilápias (tilapicultura) tem respondido a essa demanda com a oferta de proteína de carne de peixe de forma expansiva e em ordem global. Levando em consideração que o Brasil faz parte deste cenário, com notórios avanços produtivos e aproveitamento de ciência e tecnologia aplicada, este artigo tem como objetivo identificar e analisar processos de horizontalidades e verticalidades ligados ao melhoramento genético da espécie tilápia (Oreochromis niloticus). Com a metodologia pautada em revisão bibliográfica e documental, buscou-se analisar, as dinâmicas de atuação dos principais núcleos de pesquisa de universidades públicas e empresas privadas que desenvolvem o melhoramento genético da tilápia no Brasil. Identificou-se um crescente movimento de verticalização no setor, especialmente pela expansão em território nacional da empresa de capital global Genomar Genetics Group.

Biografia do Autor

MAICO EDUARDO DIAS DIAS, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), bolsista CAPES (2021), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), bolsista CAPES (2018 - 2019). Desenvolve pesquisas na área de Geografia Econômica e Regional com ênfase no circuito espacial de produção de tilápias no Estado do Paraná, e polos produtivos de Tilapicultura no Brasil. Possui Licenciatura Plena em Geografia (2010 - 2011/ UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2012 - 2013/ UEL - Universidade Estadual de Londrina) e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (PR); Especialização em Educação ambiental, Docência no Ensino Superior e Gestão Escolar pela Faculdade Campos Elíseos (SP). Tem experiência como Professor de Geografia, lecionando aulas no Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino do Paraná. Além de atuar como Geógrafo (CREA-PR 156088/D) em Planos Municipais, Planejamento Urbano/ambiental e Relatório Técnico de Controle Ambiental de Processo Agroindustrial de Entreposto de Pescado.

EDILSON LUIS DE OLIVEIRA, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina(UEL), onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação. Atua no Laboratório de Geografia Urbana, Regional e da Saúde (Leurs). Orienta pesquisas na área de geografia econômica e geografia urbana, com enfase na temática da economia urbana. Tem como outras áreas de interesse e atuação a geografia regional e geopolítica.

Downloads

Publicado

2021-06-15