CONTEÚDOS CULTURAIS-COGNITIVOS VERSUS PEDAGÓGICO-DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA A PARTIR DA CATEGORIZAÇÃO DE QUESTÕES DO CURRÍCULO AVALIADO/ENADE (2005-2017)

Autores

  • JÉSSICA GOMES DE JESUS OLIVEIRA UNICAMP - Campinas (SP)
  • PEDRO WAGNER GONÇALVES UNICAMP - Campinas (SP)

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v19i1.16059

Resumo

Este artigo busca verificar qual dos modelos de formação docente proposto por Saviani (2009) - conteúdos culturais-cognitivos, com enfoque no domínio específico dos conteúdos; e pedagógicos-didáticos, preocupado com o ensino-aprendizagem - está presente na organização curricular dos cursos de licenciatura em Geografia, investigando as questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) das edições de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017. Estas questões foram categorizadas seguindo a metodologia de análise de conteúdo entre “conhecimentos pedagógicos-didáticos”, “Ensino de Geografia” e “conhecimentos técnicos-científicos-geográficos”. As categorizações mostram que o modelo dos conteúdos culturais-cognitivos foi enfatizado em todas as edições. Ressalta-se que o ENADE como currículo avaliado pode ser um fator indutor de maior equilíbrio entre a formação técnico-científica e pedagógica, sendo preciso alterar a ênfase expressa nas questões das provas.

Biografia do Autor

JÉSSICA GOMES DE JESUS OLIVEIRA, UNICAMP - Campinas (SP)

Graduada em bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2017), mestra em Ensino e História das Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Professora de Geografia na rede pública da cidade de São Paulo e doutoranda em Ensino e História das Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas.

PEDRO WAGNER GONÇALVES, UNICAMP - Campinas (SP)

Graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo (1982), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor Doutor no Instituto de Geociências - UNICAMP

Downloads

Publicado

2021-06-15