AS SEGUNDAS RESIDÊNCIAS E O TURISMO NAS PRAIAS GRANDE, BONFIM E BISCAIA NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v20i3.16751

Resumo

Dentre os equipamentos específicos de hospedagem que pressupõem a prática do turismo, se destacam as segundas residências. Por serem ocupadas apenas sazonalmente, estas são responsáveis por impactos diretos na dinâmica da produção do espaço urbano, dentre os quais se destacam a especulação imobiliária e a consequente segregação socioespacial. A presente pesquisa se propôs a compreender o fenômeno desta modalidade de alojamento e a sua relação com o turismo nas praias Grande, Bonfim e Biscaia, todas no município de Angra dos Reis, RJ. Foram empregados os métodos de revisão bibliográfica, análises quantitativas com pesquisas do tipo Survey, qualitativas, trabalhos de campo e entrevistas. Concluiu-se que as três praias possuem índices elevados deste tipo de domicílios e, além disso, as infraestruturas turísticas instaladas são direta e indiretamente dependentes do fluxo decorrente do uso destas residências.

Biografia do Autor

WILSON MARTINS LOPES JÚNIOR, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor associado da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Turismo e Meio Ambiente. Coordena o Grupo de Pesquisas Geografia, Espaço e Turismo - GEOETUR. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007).

TIAGO BORUCHOVITCH FONSECA

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação de Geografia da UFRJ (PPGG - UFRJ), Bacharel em Geografia pela UFRJ (2015). Possui Formação Pedagógica de Docentes do Ensino Fundamental e Médio.

Downloads

Publicado

2023-03-27

Edição

Seção

Artigos