Expansão urbana sob demanda:
do surgimento à reconfiguração da periferia em Dourados-MS
Resumo
O presente artigo propõe realizar uma análise sobre a produção urbana de Dourados-MS (227.990 habitantes - IBGE 2021) durante as últimas décadas, e desta forma, demonstrar uma contínua reconfiguração das periferias no bojo do processo de fragmentação socioespacial. Ressalta-se a associação entre capital imobiliário e gestão urbana, observada na recorrente prática de expansão sob demanda do perímetro urbano.
Esta dinâmica tece início com os instrumentos de política urbana e habitacional implementados durante o período do regime militar (Silva, 2000; Santoro, 2014), e encontrou seu ápice com a subsequente descentralização da política urbana durante a redemocratização do país; bem como pelos diversos incentivos dados à construção civil já no século XXI, com destaque para o Programa Minha Casa Minha Vida. A produção urbana ocorrida neste recorte temporal resultou numa acelerada expansão horizontal da cidade e na reconfiguração da periferia com o aparecimento e disseminação de espaços fechados.O presente artigo propõe realizar uma análise sobre a produção urbana de Dourados-MS (227.990 hab. – IBGE 2021) durante as últimas décadas, e desta forma, demonstrar uma contínua reconfiguração das periferias no bojo do processo de fragmentação socioespacial. Ressalta-se a associação entre capital imobiliário e gestão urbana, observada na recorrente prática de expansão sob demanda do perímetro urbano.
Esta dinâmica “expansiva” surgiu da política urbana e habitacional implementada durante o regime militar e encontrou seu ápice com a descentralização das políticas urbanas na virada e na primeira década deste século. Merece destaque também o período de vigência do Programa Minha Casa Minha Vida. A produção urbana ocorrida neste recorte temporal resultou numa acelerada expansão horizontal da cidade e na reconfiguração da periferia com o aparecimento e disseminação de espaços fechados.
Palavras-chave: Perímetro Urbano; Periferia; Diferenciação Socioespacial; Fragmentação Socioespacial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1678—698X está licenciada sob Licença Creative Commons