Geografia em cena:

o semiárido apresentado através do teatro e da literatura de cordel.

Autores

Resumo

A arte é pensada como recurso didático para apresentar o semiárido através do uso do teatro com a sua ludicidade e múltiplas expressões para a leitura da realidade, associado ao uso da literatura de cordel, assimilando, através dos versos rimados, as especificidades regionais inseridas no cotidiano dos sujeitos. O trabalho tem por objetivo desenvolver a Geografia do semiárido por meio do teatro e da literatura de cordel no espaço não formal de ensino, a Associação Cultural Raízes e Asas (ACRA), localizada na cidade de Campo Formoso (BA). O procedimento de pesquisa adotado neste artigo é o qualitativo descritivo, que começa pela revisão de literatura, seguido da aplicação de entrevista estruturada na associação, produção do cordel e a execução do projeto. Tendo como resultado o desenvolvimento da arte em atividades educacionais em espaços não formais de ensino, através do teatro e do cordel, o projeto apresenta o semiárido de forma lúdica, estimula a curiosidade do público sobre temáticas geográficas e conecta essas temáticas às experiências dos estudantes, promovendo também as expressões do aluno por meio da fala, da escrita e do corpo, e baseando-se no aspecto visual da observação.

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Teatro e Literatura de cordel; Espaços não formais.

Biografia do Autor

Airton Souza da Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGENS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Técnico Agrimensor formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Senhor do Bonfim. Durante minha formação, fui bolsista do Programa Residência Pedagógica, o que me proporcionou experiência prática significativa no ensino de Geografia. Minha experiência inclui estágios na rede municipal de educação de Campo Formoso-BA, onde atuei diretamente no ambiente escolar e desenvolvi habilidades pedagógicas. Minhas áreas de interesse e pesquisa incluem a exploração de metodologias inovadoras no ensino de Geografia, a análise do impacto cultural e social dos contextos educativos e a aplicação de estratégias educacionais adaptadas às realidades do semiárido

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com ênfase em Gestão e Políticas Ambientais pela UFPE (2009); Doutor em Geografia Humana pela USP (2015). Professor Adjunto da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim - Colegiado de Geografia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGENS da Univasf (2025); Coordenador Institucional da Univasf do PIBID (2025); Coordenador do Colegiado de Geografia Univasf (2024); Coordenador do Laboratório de Geografia Humana do Curso de Geografia da UNIVASF (desde 2018); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE - UNIVASF (desde 2016); Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco - UPE, campus Petrolina (desde 2016); Pesquisador da Rede de Pesquisadores - Itinerários das Ciências Humanas - RePECH, IFSertãoPE, UFRPE, UPE, UNIVASF (desde 2020). Pesquisador do Grupo Migrações, Trabalho, Crises e Ensino de Geografia - USP (desde 2023). Possui experiência de orientação de estudantes de Iniciação Científica, de Extensão, de Gradução e Especialização. Possui experiência de pesquisa e docência (nacional e internacional) nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia Histórica, História do Pensamento Geográfico, Formação Econômica e Territorial do Brasil, Geografia Econômica, Geografia da População, Geografia Regional do Nordeste brasileiro, Geografia Urbana, Geografia Política, Epistemologia da Ciência Geográfica, Planejamento Regional, Geografia e Cultura, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Geografia do Envelhecimento e Envelhecimento Humano, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio à Educação Geográfica.

Downloads

Publicado

2025-12-10