Entre sabores, saberes e poderes:
a sociobiodiversidade brasileira na alta cozinha
Resumo
A alimentação é um elemento central nas dinâmicas sociais e reflete relações de poder, identidade e mercado. Este artigo investiga a valorização da gastronomia brasileira em premiações internacionais, analisando como restaurantes premiados incorporaram ingredientes da sociobiodiversidade nacional. Para isso, adotaram-se como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica baseada na Geografia Cultural, considerando os impactos do capitalismo na alimentação e as relações de dominação e resistência nesse contexto. Ademais, realizaram-se a análise de premiações, o exame dos cardápios de restaurantes selecionados e as visitas técnicas a duas comunidades quilombolas. A pesquisa buscou compreender de que forma os chefs dialogam com a diversidade alimentar brasileira e possuem papel ativo na sua valorização ou apropriação. Também se analisou a percepção das pessoas entrevistadas sobre o uso da sociobiodiversidade na gastronomia. Os resultados indicaram que, embora tenha havido uma crescente valorização dos insumos brasileiros, ainda persistiram desafios quanto à sua inserção na alta cozinha de maneira autêntica e sustentável. Assim, o estudo contribuiu para reflexões sobre a gastronomia como expressão cultural e econômica, evidenciando tensões entre tradição e mercado.
Palavras-chave: Gastronomia brasileira; Sociobiodiversidade; Geografia Cultural; Alta cozinha; Povos e comunidades tradicionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1678—698X está licenciada sob Licença Creative Commons