O Dasein e o desvelar da religiosidade no lugar:

as relações geopiedosas dos mazione com o divino em Moçambique

Autores

  • Nelson Cortes Pacheco Junior Universidade Estadual de Campinas
  • Eduardo Marandola Jr. IG / FCA - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • José Júlio Júnior Guambe FCTA - Universidade Pedagógica

Resumo

O Dasein é uma possibilidade de meditar nosso existir que se desvela na experiência fática. Faz parte dessa vivência estarmos lançados no mundo, no pensar heideggeriano, tanto como ser-com o outro, como ser-aí, que remete à situacionalidade no lugar. No cotidiano, essa condição se descortina mediante o modo de ser-no-mundo que pode se abrir como horizonte de reflexão e manifestação do geográfico. Um desses modos é a religiosidade, que contribui para desvelar os lugares de manifestação do sagrado. Essa situacionalidade é um caminho possível para o estreitamento dos “laços” dos que habitam o lugar, despertando emoções geopiedosas, na qual o religioso se considera como um inquilino do divino. Nesse sentido, abordamos o desvelamento da vivência geopiedosa mazione em Moçambique, onde o lugar sacralizado possui o sentido de casa como proteção e abertura para o manifestar dos Anjos e de Deus.

Palavras-chave: Ser-no-mundo; Lugaridade; Situação; Religiosidade.

 

Biografia do Autor

Eduardo Marandola Jr., IG / FCA - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Docente nos Programas de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Interdisciplinar em Ciências Humanas Sociais e Aplicadas da Faculdade de Ciências Aplicadas ambas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Brasil.

José Júlio Júnior Guambe, FCTA - Universidade Pedagógica

Docente no Programa de Pós-graduação em Geografia na Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente da Universidade Pedagógica (UP) – Moçambique.

Downloads

Publicado

2025-12-15