CONFECÇÃO DO MAPA DE DENSIDADE DE DRENAGEM ATRAVÉS DE GEOTECNOLOGIAS VISANDO DEFINIR A VULNERABILIDADE AOS PROCESSOS EROSIVOS NA SUB-BACIA DO BAIXO PIRACICABA (SP)

Autores

  • Paulo Sérgio de Rezende Nascimento Unesp
  • Reinaldo Antônio Petta
  • Gilberto José Garcia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar um mapa de densidade de drenagem através de técnicas de sensoriamento remoto e krigagem, definindo assim áreas vulneráveis aos processos erosivos da Sub-bacia do Baixo Piracicaba (SP). O presente trabalho utilizou os seguintes procedimentos: método fotointerpretativo de imagens de satélite, método geoestatístico de krigagem e processamento digital de imagens para obter o mapa temático de interesse. De acordo com o resultado obtido, identificaram-se quatro diferentes áreas de vulnerabilidade à erosão representadas pelas classes de densidade de drenagem alta, medianamente alta, medianamente baixa e baixa. Concluiu-se que a área é heterogênea, com regiões sujeitas a diferentes intensidades de processos erosivos. Palavras-chave: krigagem, sensoriamento remoto, densidade de drenagem.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Rezende Nascimento, Unesp

Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP.

Reinaldo Antônio Petta

LAGEOMA - Laboratório de Geomática, Departamento de Geologia-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Universitário - Natal - RN,

Gilberto José Garcia

CEAPLA - Universidade Estadual Paulista, Av. 24 A, 1515, Rio Claro-SP

Publicado

2009-03-05

Edição

Seção

Artigos