MORTALIDADE INFANTIL E EXCLUSÃO SOCIAL EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP-2000 A 2002

Autores

  • Shamyr Sulyvan de Castro Unesp
  • Ana Lúcia de Jesus Almeida UNESP
  • Jaime de Oliveira Gomes Unesp

Resumo

Foram analisados 151 óbitos infantis ocorridos entre 01/01/2000 e 30/12/2002, utilizando como fonte de dados as Declarações de Óbitos (DO) e Declarações de Nascidos Vivos (DNV). O objetivo foi evidenciar áreas de maior mortalidade pela confecção de um mapa temático, verificando se essas localidades são caracterizadas como áreas excluídas socialmente, de acordo com o Mapa de Exclusão/Inclusão Social de Presidente Prudente 2000. Na elaboração do mapa temático foi usado o software Map Infoâ, especializado em geocodificação de dados a partir da planilha do Excelâ. O mapa confeccionado nesse estudo evidenciou tendência a periferização da MI. A comparação do mapa produzido com o de Exclusão/Inclusão Social mostrou importante relação entre os locais de maior MI e as áreas excluídas. Palavras-Chave: Mortalidade Infantil, Exclusão Social, Geografia da Saúde

Biografia do Autor

Shamyr Sulyvan de Castro, Unesp

Aluno de graduação do 4º ano de fisioterapia, departamento de fisioterapia, Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente.

Ana Lúcia de Jesus Almeida, UNESP

Professora Ms, departamento de fisioterapia, Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente. Departamento de Fisioterapia.

Jaime de Oliveira Gomes, Unesp

Professor Dr, departamento de planejamento, Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente. Departamento de Planejamento.

Publicado

2007-04-25

Edição

Seção

Artigos