ESTUDO SISTEMATIZADO DAS CONSEQÜÊNCIAS DA URBANIZAÇÃO ACELERADA EM TORNO DA LAGOA DOS POTIGUARES – NATAL/RN

  • Ludmagna Pereira de Araújo, Departamento de Geologia, Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Luiz Martins da Silva Sobrinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cleonice Furtado de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Reinaldo Antonio Petta Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cynthia Romariz Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A Lagoa dos Potiguares, situada em Natal (RN), como a maioria das que compõem o Sistema Paisagístico Natural de Natal, seria utilizada para a captação de águas pluviais, no entanto, foi transformada em uma área de captação de dejetos e esgotos, contrariando a legislação ambiental. O estudo sistematizado da área apresenta níveis padrão de poluição e invasão lagunar provocados pelo crescimento desordenado da cidade, que vêm refletindo no processo de degradação ecoambiental, a partir de fatores que justificam algumas tomadas de decisões políticas. A pesquisa realizou–se dentro de uma abordagem sistêmica, com base em dados coletados em órgãos públicos municipais e estaduais, registro fotográfico e fotografias aéreas. Verificou–se que os níveis de poluição e invasão lagunar existentes na área da lagoa são provocadas pelo crescimento desordenado da cidade. Constatou–se que a falta de um planejamento urbano na ocupação da área em torno da lagoa, teve como conseqüência a impermeabilização da mesma, devido ao acúmulo dos resíduos sólidos, levando a população a conviver com as freqüentes cheias na área circunvizinha, além dos incômodos causados pelo mau cheiro e vetores oriundos da poluição do ambiente lagunar, o que minimiza a qualidade de vida da comunidade. Palavras-chave: saneamento básico, impacto ambiental, recursos hídricos, urbanismo, modelo sistêmico, saúde pública.

Biografia do Autor

Ludmagna Pereira de Araújo,, Departamento de Geologia, Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1599793439193240 URL da Homepage: http://www.ccet.ufrn.br/geociencias/index.html
Luiz Martins da Silva Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Geografia, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Cleonice Furtado de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Geografia, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Reinaldo Antonio Petta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Geologia, Centro de Ciências Exatas e da Terra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Cynthia Romariz Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Geologia, Centro de Ciências Exatas e da Terra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Seção
Artigos