MINERAÇÃO DE AREIA DE ENCOSTA NA REGIÃO NORTE DE MINAS GERAIS: CARACTERIZAÇÃO ECONÔMICO-AMBIENTAL E MAPEAMENTO LITOESTRATIGRÁFICO POR KRIGGAGEM

Autores

  • Vitor Vieira Vasconcelos Assembléia Legislativa de Minas Gerais / Universidade Federal de Ouro Preto
  • Frederich Antunes Steiner Superintendência Regional de Meio Ambiente - Norte de Minas. Faculdades Santo Agostinho

Resumo

A mineração de areia de barranco na Serra Velha, Município de Montes Claros – MG tem ocasionado conflitos sócio-ambientais em virtude da erosão das encostas e do assoreamento dos cursos de água. Como forma de propor soluções, foi realizado estudo sobre as áreas potenciais de extração para mineração. Para tanto, foi realizado mapeamento de detalhe do arenito urucuia sobre a Serra Velha. O mapeamento foi realizado por inferência hidrogeológica das encostas, utilizando a técnica geoestatística de interpolação por kriggagem. Também foram analisadas as alternativas técnicas e jurídicas que direcionem a um modelo mais sustentável para a mineração de construção civil na Região Norte de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Vitor Vieira Vasconcelos, Assembléia Legislativa de Minas Gerais / Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Geologia, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Geografia, Especialista em Solos e Meio Ambiente, Bacharel em Filosofia, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática Industrial. Consultor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Frederich Antunes Steiner, Superintendência Regional de Meio Ambiente - Norte de Minas. Faculdades Santo Agostinho

Graduando em Engenharia Ambiental. Trabalhou no Escritório Regional do Ibama em Montes Claros. Trabalha na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-08-22

Edição

Seção

Artigos