COMBINADO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E REDES NEURAIS GMDH PARA PREVER DENSIDADES DEMOGRÁFICAS

  • Nair Cristina Margarido Brondino Universidade Estadual Paulista
  • Odney Carlos Brondino Universidade Paulista - UNIP

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma nova abordagem para estimar densidades demográficas, a partir da combinação de um Sistema de Informações Geográficas e de Redes Neurais GMDH. O modelo proposto consiste na divisão do espaço em uma malha retangular composta de células com 0.01km2 de área. As previsões futuras são feitas com base nas densidades demográficas de cada célula e de suas vizinhas adjacentes em determinado momento. Apesar da pouca disponibilidade de dados na etapa de modelagem, a utilização do método proposto, aplicado ao caso de uma cidade média brasileira, apresentou resultados promissores.

Biografia do Autor

Nair Cristina Margarido Brondino, Universidade Estadual Paulista
Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Matemática da UNESP-BAURU. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, avaliação de imóveis, sistema de informação geográfica, autômatos celulares e redes neurais.
Odney Carlos Brondino, Universidade Paulista - UNIP
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1990), pós-gradução (latu sensu) em Gestão da Produção - UFSCar (1995), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais - UFSCar (1998) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais - UFSCar (2003). Atualmente é Professor dos Cursos de Engenharia de Produção do Instituto Paulista de Ensino Superior Unificado - IPESU e da Universidade Paulista - UNIP. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Materiais e Metalúrgica e de Produção nos seguintes temas: processos de transformação, tecnologia e inovação. Atua há mais de 15 anos no setor privado e há três anos no ensino técnico e superior, com experiência nos segmentos Metalúrgico, Automobilístico e Petroquímico. Experiência na Gestão de Pessoas e equipes nas áreas de Produção, Engenharia, Qualidade e Comercial. Vivência em Processos de transformação e conformação de Metais: Fundição em ligas de Alumínio, Cobre e Aços, Usinagem, Estamparia, Montagem, Soldagem, Pinturas Industriais, Galvanoplastia e Manutenção. Possui experiência em Consultorias para Indústrias de transformação e Montadoras.
Publicado
2012-09-03
Seção
Artigos