O TRATAMENTO GRÁFICO DA INFORMAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DAS TERRAS NOS ESTABELECIMENTOS AGROPECUÁRIOS NO ESTADO DO PARANÁ SEGUNDO MESORREGIÕES GEOGRÁFICAS

Autores

  • Marcio Fernando Gomes UEM
  • Deise Regina Elias Queiroz Universidade Estadual de Maringa

Resumo

O Estado do Paraná apresenta uma diversidade de formas de ocupação das terras nos estabelecimentos agropecuários. Essa ocupação possui características diferentes de acordo com as áreas do estado, refletindo as diferenças físicas, sociais e econômicas de cada região. Assim, o presente trabalho procura realizar o tratamento gráfico da informação nos dados referentes à utilização das terras nos estabelecimentos agropecuários do estado do Paraná segundo Mesorregiões Geográficas. No tratamento gráfico das informações foi utilizada a metodologia da Matriz Ordenável, que consiste em aproximar linhas e colunas semelhantes, para identificação da informação de conjunto. Os procedimentos adotados se mostraram eficazes, facilitaram a compreensão das relações de conjunto e permitiram a elaboração de sínteses através de uma tabela e um mapa.

Biografia do Autor

Marcio Fernando Gomes, UEM

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2008), Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2009 - 2011). Atualmente é Professor da UNIESP - Faculdade de Birigui e exerce o cargo de Especialista Ambiental I na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área Cartografia Temática, Geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica, com enfase no estudo da Qualidade Ambiental e Qualidade de Vida Urbana. Desenvolve atividades voltadas ao Levantamento, Mapeamento e Diagnóstico, Planejamento e Gestão do Meio Ambiente.

Deise Regina Elias Queiroz, Universidade Estadual de Maringa

Professora do Departamento de Geogarfia UEM

Downloads

Publicado

2012-08-24

Edição

Seção

Artigos