PLANEJAMENTO AMBIENTAL E GESTÃO URBANA: UM ESTUDO DE CASO DAS RECENTES POLÍTICAS E INSTRUMENTOS ADOTADOS PELO SETOR PÚBLICO, COM VISTAS AO ORDENAMENTO DO SOLO URBANO NA CIDADE DE ITABUNA, BAHIA

Autores

  • Silmara Borges da Hora Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Nelma Gusmão de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

A problemática urbana tem ganhado grande abrangência por se concentrarem nas cidades as práticas que mais impactam, as condições naturais do meio ambiente e a qualidade de vida do homem. O município de Itabuna, localizado ao sul da Bahia, se insere neste contexto, onde o crescimento populacional acelerado, atrelado ao processo de migração campo-cidade, propiciou que 97% de sua população viesse a residir na zona urbana. Em seu ordenamento urbano prevalece uma paisagem geográfica de uso e ocupação do solo sob condições de riscos ambientais e de subnormalidade habitacional. Este trabalho objetivou analisar o planejamento ambiental e gestão urbana nessa cidade, com ênfase no estudo das recentes políticas e instrumentos adotados pelo setor público, com vistas ao ordenamento do solo urbano. Os dados da pesquisa revelam uma condição fragmentada do planejamento urbano e a quase inexistência de ações efetivas da gestão ambiental no município. Palavras-chave: Planejamento Urbano; Gestão Ambiental; Ordenamento; Uso e ocupação do solo.

Biografia do Autor

Silmara Borges da Hora, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005). Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006). Mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Crus (2007-em cuso).

Nelma Gusmão de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal da Bahia. Especialização em Zootecnia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialização em Planejamento Urbano Municipal pela Universidade Federal de Viçosa 1998. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia 2003. Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesaquisa e Planejamento Urbano e Regional, IPPUR, da UFRJ. Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Publicado

2010-03-11

Edição

Seção

Artigos