O USO DE SIG NA INTEGRAÇÃO DE VARIÁVEIS FÍSICAS E SOCIOCONÔMICAS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS AGROECOLÓGICOS NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (SP)

Autores

  • Ricardo Pacheco Napoleão IBAMA
  • Juércio Tavares de Mattos Unesp - Guaratinguetá

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia de integração de variáveis físicas e socioeconômicas para a seleção de sub-bacias hidrográficas prioritárias para implantação de projetos agroecológicos nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Tendo como base a modelagem ambiental implementada em um sistema de informações geográficas (Spring), a metodologia objetivou a identificação de sub-bacias hidrográficas com alta vulnerabilidade natural à formação de processos erosivos e que concomitantemente estejam localizadas em municípios com baixo índice de desenvolvimento humano. A idéia foi incorporar a necessidade de conservação dos solos e recuperação dos ecossistemas naturais, junto ao dever de desenvolvimento de comunidades agrícolas, baseado nos preceitos sustentáveis dos projetos agroecológicos. Os resultados demonstraram a existência de sub-bacias hidrográficas que atenderam essas condições, o que, teoricamente, as qualificam como áreas prioritárias para implantação desses projetos na área de estudo.

Biografia do Autor

Ricardo Pacheco Napoleão, IBAMA

Bacharel em Geografia, Mestre e Doutor em Geociências e Meio Ambiente. Atualmente, exerce a função de analista ambiental do Ibama.

Juércio Tavares de Mattos, Unesp - Guaratinguetá

Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973) , especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1974) , mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1977) , doutorado em Geociência - geologia Geral e Aplicada pela Universidade de São Paulo (1986) e pos-doutorado pela Eesc Usp (1993) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pesquisador Colaborador do Instituto Geológico, Nenhum do Fundação para o Desenvolvimento da UNESP e Nehum do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geologia.

Publicado

2010-06-16

Edição

Seção

Artigos