OS TURISTAS CHEGARAM, MAS E O DESENVOLVIMENTO? A RELAÇÃO DOS MORADORES DE GONÇALVES (MG) COM O CRESCIMENTO DO TURISMO NO MUNICÍPIO.

Autores

  • Alexandre Carvalho de Andrade Doutorando em Geografia: Organização do Espaço (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro); Professor e pesquisador do departamento de História (Universidade do Vale do Sapucaí - Pouso Alegre).

Resumo

Em localidades com consideráveis potenciais paisagísticos e socioculturais, o turismo é frequentemente associado, pelo poder público e pela iniciativa privada, como propulsor do desenvolvimento econômico e da conservação ambiental. Apesar disto, como em outras práticas produtivas, a atividade turística pode vir a resultar em benefícios para as comunidades envolvidas e para o seu território, mas, entretanto, se não houver o eficiente planejamento, pode contribuir para a deterioração da paisagem, da cultura e das condições socioambientais dos moradores de um centro receptor. O presente artigo objetiva analisar como o processo de expansão do turismo no município de Gonçalves contribui para consideráveis transformações nas relações econômicas e socioculturais dos moradores com seu espaço vivido, e, em especial, quais as perspectivas destes habitantes quanto ao futuro da atividade turística no município.

Biografia do Autor

Alexandre Carvalho de Andrade, Doutorando em Geografia: Organização do Espaço (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro); Professor e pesquisador do departamento de História (Universidade do Vale do Sapucaí - Pouso Alegre).

Geógrafo, especialista em Geografia do Turismo, mestre em Geografia: Organização do Espaço (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro); Doutorando em Geografia: Organização do Espaço (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro); Professor e pesquisador do departamento de História (Universidade do Vale do Sapucaí - Pouso Alegre).

Downloads

Publicado

2013-07-09

Edição

Seção

Artigos