A ABORDAGEM DOS SISTEMAS AGROALIMENTARES LOCALIZADOS (SIAL) E SUA GOVERNANÇA: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS TERRITÓRIOS

Autores

  • Lucas Labigalini Fuini Unesp - Ourinhos Curso de Geografia

Resumo

Nesse artigo nos propomos a realizar um estudo sobre a temática da governança territorial e sua importância para experiências de Sistemas Agroalimentares Localizados (SIAL), considerando um recorte da bibliografia estrangeira e nacional sobre o tema. Nesse sentido, buscaremos identificar os elementos que dão certa singularidade explicativa aos modelos de SIAL e reconhecer, em algumas experiências de concentrações agroindustriais de produtos alimentares, a construção da governança, na condição de recurso/ativo específico, e a possível aplicação de esquemas interpretativos sobre as relações de coordenação, pactos e hierarquias presentes em projetos de desenvolvimento de territórios locais e regionais situados no Brasil.

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Unesp - Ourinhos Curso de Geografia

É Professor Assistente Doutor do curso de Geografia da Unesp-Campus de Ourinhos. Fez Doutorado e Mestrado em Geografia - área de concentração em Organização do Espaço - pelo programa de Pós graduação em Geografia da Unesp-Rio Claro . Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Geografia humana, com ênfase em Geografia econômica e Regional, Organização do espaço e Ensino em Geografia. É autor do livro "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades", lançado em 2011, e de diversos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. É graduado (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005)

Downloads

Publicado

2014-02-09

Edição

Seção

Artigos