AVANÇOS, DESCONTINUIDADES E REVEZES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE HABITAÇÃO E MOBILIDADE URBANA NO BRASIL (1970-2010)

Autores

  • Paulo Nascimento Neto Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Débora Pinto Follador Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Resumo

As políticas urbanas retomaram sua pujança no cenário político brasileiro na última década. Neste contexto, compreender a trajetória histórica dessas políticas e a forma como se transformaram emerge como uma tarefa de grande relevância, permitindo a identificação dos desafios, evoluções e imutabilidades frente à imensidão das demandas sociais impostas às políticas públicas. Partindo de duas temáticas específicas – a política habitacional e de mobilidade urbana – este artigo tem por objetivo discutir as ações empreendidas pelo poder público a partir da década de 1970, avaliando mudanças de discurso e atuação, não somente no enfrentamento das problemáticas relacionadas a estas políticas, mas na gestão urbana como um todo. Os resultados obtidos evidenciam que, embora as políticas e estratégias de enfrentamento destas questões tenham progredido em diversos aspectos, as mudanças, distantes de expressar uma inflexão processual, expressam meramente um processo de complexificação urbana.

Biografia do Autor

Paulo Nascimento Neto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre e Doutorando em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGTU), com pesquisa na área de cooperação intermunicipal e política habitacional. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente integra o corpo técnico da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Revista Brasileira de Gestão Urbana [urbe].

Débora Pinto Follador, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre e Doutoranda em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGTU), com pesquisa na área de Plano de Transporte e Mobilidade. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com parte dela realizada na Università degli studi di Ferrara, Itália. Sócia-cooperada da Ambiens Sociedade Cooperativa e, atualmente, Chefe de Divisão na Secretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, atua nas áreas de Planejamento Urbano e Planejamento Regional, com ênfase no Planejamento de Transportes e de Mobilidade.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Edição

Seção

Artigos