INTERVENÇÕES URBANAS: SIMILITUDES E DIFERENCIAÇÕES CONCEITUAIS

Autores

  • Silvana Sousa Silva Universidade Federal do Piauí
  • Antonio Façanha Universidade Federal do Piauí

Resumo

Na abordagem dos processos no âmbito da dinâmica espacial urbana, frequentemente são verificadas ações para a promoção de intervenções com características diversas e adoção de terminologias diferenciadas. Diante dos processos, objetivou-se com o presente artigo desenvolver discussões dos conceitos adotados para as intervenções urbanas, com ênfase em áreas centrais das cidades, destacando-se as similitudes e diferenciações. Para tanto, adotou-se a pesquisa em fontes secundárias correspondendo ao levantamento de referencial teórico, fundamentado em autores que desenvolveram abordagens conceituais. O levantamento dos conceitos revelou a coexistência de processos diversificados, que assumem semelhanças e particularidades conforme o contexto enfocado. Destacando-se ainda a necessidade da compreensão dos conflitos, que emergem na busca pelo atendimento de objetivos contraditórios.

Biografia do Autor

Silvana Sousa Silva, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, na área de concentração Estudos Regionais e Geoambientais. Pesquisadora do Grupo de Estudos Regionais e Urbanos (GERUR), vinculado à UFPI.

Antonio Façanha, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia (UECE/1988), Especialização em Nordeste: questão regional e ambiental (UFC/1990), Especialização em Sensoriamento Remoto (UNESP/1991), Mestrado em Geografia (UFPE/1998) e doutorado em Geografia (UFPE/2009). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Piauí, tendo desenvolvidos estudos na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia do Piauí e Ensino de Geografia. Publicou os livros "Desmitificando a geografia: espaço, tempo e imagens" [2004] e "Indicações geográficas e temas em foco" [2011]. Participa na condição de líder do Grupo de Pesquisa intitulado "Grupo de Estudos Regionais e Urbanos [GERUR], vinculado ao CNPq/UFPI e pertence ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia [NUPEG]. Foi Coordenador do Mestrado em Geografia da UFPI [2011/2013]. Atualmente é docente-pesquisador da Graduação e do Mestrado em Geografia/UFPI.

Downloads

Publicado

2014-09-25

Edição

Seção

Artigos