ESTUDO DOS RESULTADOS SOCIOECONÔMICOS DO PAA PARA A REPRODUÇÃO SOCIAL DAS FAMÍLIAS NO ASSENTAMENTO FACÃO-CÁCERES/MT

Autores

  • José Antonio Lopes da Silva Junior Universidade Federal De Mato Grosso do Sul
  • Rosemeire Aparecida de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O texto discute os resultados socioeconômicos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a melhoria da qualidade de vida das famílias assentadas no projeto de reforma agrária Facão, Cáceres/MT. O interesse em pesquisar a reprodução social destas famílias se justifica pelo desempenho econômico exitoso da Associação de Agricultores e Agricultoras Familiares Natureza Viva e da Associação Amigas do Cerrado que, no ano de 2011, alcançaram um total de vendas ao PAA de R$ 143.140,00. O PAA é um programa do governo federal, criado em 2003, que atende uma antiga reivindicação dos movimentos sociais do campo no tocante a necessidade de mercados institucionais voltados para a aquisição da produção da agricultura familiar. A metodologia de pesquisa baseou-se em questionários estruturados e semi-estruturados, os primeiros objetivaram levantar o nível de renda, diversificação da produção e incorporação de tecnologia. Os semi-estruturados (entrevistas) apreender a percepção das famílias acerca das condições de alimentação, saúde, lazer, educação, poder de compra e perspectivas de futuro. O apontamento conclusivo da pesquisa é que o PAA tem sido fundamental para a geração de renda no assentamento.

Biografia do Autor

José Antonio Lopes da Silva Junior, Universidade Federal De Mato Grosso do Sul

Graduado em Geografia Licenciatura pela UFMS/CPTL - 2013. Experiência em Geografia Humana com ênfase em Geografia Agrária.

Rosemeire Aparecida de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É Geógrafa, Doutora em Geografia pela Unesp, Campus de Presidente Prudente, com pos Doutorado pela Universidade de Córdoba, Instituto de Sociología y Estudios Campesinos (ISEC), Espanha. É professora associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas onde trabalha nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia. É presidente do conselho editorial da Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas, colabora com a Comissão Pastoral da Terra/MS e o Instituto Mãe Terra

Downloads

Publicado

2015-04-22

Edição

Seção

Artigos