ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E RESILIÊNCIA ÀS DINÂMICAS CLIMÁTICAS: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE O PONTAL DO PARANAPANEMA-SP-BRASIL E O ALENTEJO-PORTUGAL

Autores

  • João Vitor Gobis Verges Universidade de Lisboa - Bolsista da CAPES nº 9719-130.
  • Rômulo Silva De Góis Universidade Nova de Lisboa - Bolsista da CAPES nº 1471-139.
  • Braulio Jose Carvalhal-Luna Universidade Nova de Lisboa

Resumo

O ordenamento do território é atualmente considerado uma medida relevante para concretizar perspectivas relacionadas às adaptações às dinâmicas climáticas. Desse modo, as configurações territoriais respondem às ações das múltiplas dimensões do território e, nelas, as efetivas medidas de mitigação, adaptação e resiliência face às nuances do clima. Neste sentido, propõe-se com este artigo o levantamento e a comparação entre elementos do ordenamento do território nas regiões do Pontal do Paranapanema-SP-Brasil e Alentejo-Portugal, verificando os aspectos delineadores da relação homem/natureza na produção de resiliência aos comportamentos climáticos. Para isso, adotou-se a revisão bibliográfica, a prospecção de dados secundários e terciários e a elaboração de um quadro comparativo. Conclui-se que em ambas as regiões o ordenamento do território é decisivo para a existência de ações de mitigação e adaptação, contribuindo para a ampliação da resiliência climática e, ao mesmo tempo, evidencia as lacunas a serem preenchidas pelos divergentes atores territoriais.

Biografia do Autor

João Vitor Gobis Verges, Universidade de Lisboa - Bolsista da CAPES nº 9719-130.

Graduado em licenciatura e bacharelado em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão, sendo o projeto financiado pela CAPES durante o período de 2011/12. Atuou como docente em nível superior pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista - Faculdade de Ciências e Letras - FESB e lecionou Geografia na educação básica nos municípios de Jarinu-SP, Valinhos-SP e Itatiba-SP. Atualmente é pesquisador bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/CSF) em fase de doutoramento, vinculado ao programa de pós-graduação em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável pela - Universidade de Lisboa/Universidade Nova de Lisboa/Universidade Técnica de lisboa - Portugal. Possui experiência nas áreas de Geografia, Ciências Ambientais, Políticas Públicas e Epistemologia Ambiental.

Rômulo Silva De Góis, Universidade Nova de Lisboa - Bolsista da CAPES nº 1471-139.

Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade de Lisboa, Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Clássica de Lisboa. Possui Especialização ainda em Direito e Processo Tributário pela Universidade Potiguar, foi Graduado em Direito pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Braulio Jose Carvalhal-Luna, Universidade Nova de Lisboa

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2004). É especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Mestre na área de Gerenciamento Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento - UL /UNL.Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas e Impactos Ambientais. É graduado na área de Tecnologia em Marketing Formado pela Unesc Faculdades.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Edição

Seção

Artigos