CIDADES MÉDIAS A SERVIÇO DO CAPITAL: O EXEMPLO DE IMPERATRIZ - MA

Autores

  • Sheryda Lila de Souza Carvalho Universidade Federal do Tocantins/Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Campus universitário de Porto Nacional (TO).
  • Adão Francisco de Oliveira Universidade Federal do Tocantins/Docente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Campus universitário de Porto Nacional (TO).

Resumo

O capitalismo atuou de forma determinante sobre a urbanização e o crescimento das cidades. O Estado brasileiro passou a se adequar às exigências do capitalismo mundial de modelo urbano-industrial, por meio da implantação de arranjos estatais que permitiram investir em infraestrutura, criar agências de planejamento e propiciar fluxos migratórios da população rural em direção às cidades, concentrando, assim, excedente de mão de obra barata. O presente trabalho objetiva abordar a forma como as cidades médias têm servido aos preceitos capitalistas, em especial na Amazônia, tendo como exemplo a evolução urbana de Imperatriz, município inserido na porção sudoeste do estado do Maranhão abrangido pela região da Amazônia Oriental. Consistido de uma revisão literária científica embasada nas discussões, as considerações se desenvolveram em torno da contextualização da urbanização brasileira, caracterização e reestruturação de cidades médias. Palavras-chave: Capitalismo e Urbanização; Cidades Médias; Amazônia; Imperatriz (MA).

Biografia do Autor

Sheryda Lila de Souza Carvalho, Universidade Federal do Tocantins/Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Campus universitário de Porto Nacional (TO).

Fez Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Advogada. Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins.

Adão Francisco de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins/Docente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Campus universitário de Porto Nacional (TO).

Graduado em História, Mestre em Sociologia e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, campus universitário de Porto Nacional. Pesquisador do Observatório das Metrópoles - Núcleo de Goiânia (GO).

Downloads

Publicado

2015-08-22