<b>Crescimento, mortalidade e recrutamento de duas Florestas de Araucária no Estado do Paraná, Brasil, no período de 1995-2007

Autores

  • Carlos Roberto Sanquetta
  • Paula Thiele UFPR
  • Ana Paula Dalla Corte

Resumo

O crescimento florestal é expresso pelo aumento volumétrico, pela mortalidade e pelo recrutamento de indivíduos que atingem dimensões pré-determinadas e assim, passam a fazer parte da amostra de medição. O conhecimento do crescimento de florestas naturais ainda é pouco estudado e necessita de acompanhamentos de longo prazo. Este estudo buscou levantar informações sobre as características de crescimento de duas regiões distintas de Florestas de Araucária, uma no município de São João do Triunfo, esta com 4 parcelas permanentes de 1 hectare cada, excetuando uma, instaladas em 1995, e outra área entre os municípios de General Carneiro e Coronel Domingos Soares, onde em 1998 foram instaladas 8 parcelas permanentes com 1 hectare cada. Com os dados obtidos, notou-se que em todos os aspectos analisados as florestas apresentam características de crescimento diferenciadas, isto devido não somente à sua área de ocorrência e seus aspectos, mas também a seu passado de exploração. A área de General Carneiro e Coronel Domingos Soares apresentou maior crescimento, indicado pelo IPA, tanto em volume quanto em área basal. Nesta mesma área, a espécie com crescimento em destaque é a Araucária, enquanto na área de São João, o grupamento com maior destaque é o das outras espécies (Brancas). A partir da análise de outras variáveis que indicam crescimento foi possível concluir que, independente da área, as florestas continuam a aumentar sua densidade, resultado de contínuo crescimento destas.

Biografia do Autor

Ana Paula Dalla Corte

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2003) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Paraná na disciplina de Fotogrametria e Fotointerpretação no período de 2 anos. Atua como pesquisadora em projetos de pesquisas desenvolvidos pelas Fundações conveniadas com a Universidade Federal do Paraná. É professor de vários cursos de pós-graduação na UFPR, PUC-PR, UNC e Faculdades Espíritas. As áreas de atuação são: quantificação e levantamentos de estoques de carbono na biomassa florestal, inventário florestal, manejo florestal, sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto e outras geotecnologias. Possui 5 livros publicados e 1 capitulo de livro. Possui mais de 20 artigos cientificos publicados em revistas indexadas do Brasil. Participou de mais de 50 trabalhos técnicos na área de meio ambiente e engenharia florestal.

Downloads

Publicado

2011-02-18

Edição

Seção

Artigos originais = Original Articles