<b>A cultura de células em 3 dimensões e a sua aplicação em estudos relacionados a formação do lúmen</b>

Autores

  • Jônatas Bussador do Amaral Universidade de São Paulo
  • Gláucia Maria Machado-Santelli Universidade de São Paulo

Resumo

A cultura celular é caracterizada por permitir a manutenção de células vivas em laboratório independente do organismo que a originou. A utilização desta técnica possibilitou a melhor compreensão dos mecanismos moleculares da célula permitindo importantes avanços científicos no que se refere, por exemplo, a produção de vacinas e a biologia da célula tumoral. A cultura de células em 3-dimensões (3D) derivou-se inicialmente da cultura de células comumente utilizadas (células em monocamada). O diferencial da cultura 3D é permitir que as células explorem as 3-dimensões do espaço, aumentando assim as interações com o ambiente e entre as células. Quando crescidas neste sistema, as células formam estruturas denominadas de esferóides multicelulares. Estes esferóides apresentam em seu interior uma heterogeneidade celular, formação de microambiente e exposição diferencial a diversos fatores como nutrientes e oxigênio. Pelo fato destas características se mostrarem muito semelhantes a tumores avasculares in vivo, a cultura de células 3D avançou em diversas linhas de pesquisa tornando-se um modelo bastante utilizado em ensaios radiológicos e de quimioterápicos. Em estudos relacionados à biologia do câncer de mama, vem ganhando espaço a utilização de esferóides para estudos que visam à compreensão da morfogênese do espaço luminal

Biografia do Autor

Jônatas Bussador do Amaral, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e é doutorando em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência no estudo da biologia da célula tumoral, principalmente em culturas 3D e, paralelamente a isso, tem desenvolvido trabalhos relacionados à morfologia interna de formigas e educação.

Gláucia Maria Machado-Santelli, Universidade de São Paulo

Graduada em Ciencias Biologicas pela Universidade de São Paulo, é Mestre e Doutora em Biologia/Genética pela Universidade de São Paulo (1971 e 1973, respectivamente). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, no Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento, no Instituto de Ciencias Biomédicas. Tem experiência na área de Genética (mutagenese), Morfologia,Biologia Molecular, com enfase em Biologia da Celula Tumoral. Tem se dedicado ao estudo dos mecanismos de formação de micronúcleos, ao estudo da aneuploidia e seu significado no processo de tumorigenese e da amplificação gênica tanto em tumores como em cromossomos politênicos de Rhynchosciara americana. Dedica-se a pesquisa de aspectos revelantes na biologia deste organismo, focando a correlação morfologiaca e molecular na glandula salivar e ovario. Contribuiu grandemente para a divulgação da microscopia confocal de varredura a laser no pais, sendo grandemente atuante nesta área.

Downloads

Publicado

2011-03-11

Edição

Seção

Artigos de Revisão = Review Articles