CRESCIMENTO E TROCAS GASOSAS DE PLANTAS JOVENS DE AÇAÍ (Euterpe oleraceae) SOB DOIS REGIMES HÍDRICOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL.

Autores

  • Yvens Ely Martins Cordeiro Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará
  • Marco Silva Vale Universidade Federal do Pará
  • Benedito Gomes dos Santos Filho Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Heriberto Wagner Amanajás Pena Universidade do Estado do Pará
  • Manoel Tavares de Paula Universidade do Estado do Pará

Resumo

Na floresta Amazônica, o açaizeiro (Euterpe oleracea, Mart.) destaca-se por ser a palmeira mais produtiva desse estuário, tanto em frutos como em gêneros derivados da planta. Sendo assim, o experimento foi realizado em casa de vegetação pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-Pa, nos meses de setembro a novembro de 2011. Plantas jovens de açai (Euterpe Oleraceae Mart), de 6 meses de idade, propagadas sexuadamente, foram transplantadas para vasos contendo 6 kg de um latossolo amarelo. Após 30 dias do transplantio (período de aclimatação), as plantas foram submetidas à irrigação diferenciada, compondo dois regimes hídricos diferentes (tratamentos), a saber: irrigado (controle) e déficit hídrico. Para o tratamento irrigado, as plantas foram mantidas sob constante irrigação conforme descrito anteriormente; enquanto para o tratamento de déficit hídrico as plantas foram submetidas à suspensão completa da irrigação durante todo o período experimental subseqüente. A avaliação dos tratamentos foi realizada nos tempos 0, 4, 8, 12 e 16 dias da imposição do déficit hídrico. Os efeitos do déficit hídrico foram avaliados por meio de variáveis de crescimento e trocas gasosas, relacionados ao controle da abertura e fechamento estomático e manutenção do status hídrico foliar. O período de dezesseis dias após a suspensão da irrigação foi suficiente para promover um déficit hídrico expressivo. Assim, foi observado que o potencial hídrico de antemanhã foi reduzido de -0,03 MPa para -2,58 Mpa. Para a condutância estomática, foi observado que o curso dos dias de experimento seguiu o mesmo padrão observado para a transpiração, mas com a concavidade inversa das regressões obtidas para cada um dos tratamentos. O déficit hídrico por dezesseis dias resultou em alterações consideráveis nas variáveis biofísicas avaliadas, principalmente na condutância estomática, cuja redução não foi por si só, uma estratégia eficiente na manutenção do status hídrico foliar. O déficit hídrico por dezesseis dias resultou em reduções significativas em todas as variáveis de crescimento avaliadas.

Biografia do Autor

Yvens Ely Martins Cordeiro, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Biologia Vegetal Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007) e Doutorado em Ciências Agrárias, Area de Concentração Agroecossistemas da Amazônia (2011), pelo Convênio UFRA/EMBRAPA. Tem experiência na área de Meio Ambiente, principalmente em Planejamento Ambiental. Desenvolve ainda, desde 2006 como Pesquisador da Rede CT-Petro Amazônia, atividades de pesquisa relacionadas à recuperação de áreas degradadas pela exploração petrolífera. Atua ainda como Coordenador de Ordenamento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente-Pa

Benedito Gomes dos Santos Filho, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Escola de Agronomia da Amazônia (1970), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1976) e doutorado em Biologia Vegetal Fisiologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1985). Atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal Rural da Amazônia. Parecerista da Editora Abril nas áreas de Agronomia e Ciências Biológicas da avaliação de Cursos Superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE). Referee de revistas científicas como, Revista Árvore, Revista Brasileira de Sementes, etc. Coordenador da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará. Coordenador de projetos de pesquisa junto ao CNPq. Líder de grupo de pesquisa do CNPq. Coordenador de projeto de pesquisa financiado pela Agencia de Desenvolvimento da Amazonia. Foi coordenador do curso de doutorado em Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia nos anos de 2008 e 2009. Foi Bolsista nível 1A do CNPq para fixação de recursos humanos na Amazonia no período de 2007 - 2009. Diretor Técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa, Extensão e Ensino em Ciências Agrárias (FUNPEA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ecofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: déficit hídrico, sementes, ecofisiologia, botânica e fisiologia do estresse vegetal.

Heriberto Wagner Amanajás Pena, Universidade do Estado do Pará

Possui Graduação e Mestrado em Economia, Doutorando em Ciências Agrárias pela Universidade Rural da Amazônia - UFRA/EMBRAPA, atuando na linha de pesquisa de Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente é Professor Assistente 1 da Universidade do Estado do Pará - UEPA, ministrou mais de 60 disciplinas em 8 anos de docência superior, é Técnico em Gestão Pública (Economista) da Secretária de Estado de Meio Ambiente - SEMA atualmente também trabalha como Pesquisador atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Competitividade e Sustentabilidade; Estrutura Produtiva e Desenvolvimento Regional, Comércio Exterior e Potencialidades Locais.

Manoel Tavares de Paula, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1990), mestrado em Agronomia (Biologia Vegetal Tropical) pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1998) e doutorado em Ciências Agrárias (Agroecossistemas da Amazônia) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008). Atualmente ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Recursos Naturais (DTRN) do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado Pará, onde atua como Professor Adjunto I do curso de graduação Tenologia Agroindustria e do mestrado em Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Vegetal Tropical, com ênfase nos Agroecossistemas da Amazônia.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Edição

Seção

Artigos originais = Original Articles