PERCEPÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL URBANO: A CIDADE DE BAURU

Autores

  • Paula da Cruz Landim Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru

Palavras-chave:

Percepção Urbana, Patrimônio Arquitetônico, Preservação do Patrimônio Arquitetônico.

Resumo

RESUMO Este trabalho refere à relação entre a percepção do espaço urbano e a preservação do patrimônio arquitetônico, considerando a arquitetura como estruturadora da paisagem urbana. Trata das diretrizes que poderiam ser adotadas para a preservação do Patrimônio Arquitetônico da cidade de Bauru, enfatizando as construções indicadas pelos cidadãos como merecedoras de serem preservadas, por acreditar que qualquer projeto de preservação, além de considerar os valores próprios de cada construção, ligados às suas características formais, estéticas, documentais e arquitetônicas, para ser bem sucedido, deverá considerar também a percepção do cidadão em relação às construções. Assim, pode-se preservar o patrimônio não apenas no seu aspecto documental, mas também como estruturador de um espaço, conferindo legibilidade ao um ambiente urbano. Palavras-chave: Percepção Urbana; Patrimônio Arquitetônico; Preservação do Patrimônio Arquitetônico. ABSTRACT This work refers to the relationships between the perception of the urban space and the preservation of the architectural aspects talking in account how the architecture can structure the urban landscapes. The measures that could be adopted to preserve the architectural patrimony of the Bauru City are treated, focusing the constructions that the citizens indicated as being. This approach was taken in behave of the belief that one preservation project, besides to consider the inertness values of each construction, due to its formal aesthetic and documents characteristics, must also take in account the citizen perception in order to be successful. By this way is possible to preserve the patrimony not only in its documents aspects, but also as structurator of the space, turning the urban environment understandable. Keywords: Urban Perception; Architectural Patrimony; And Preservation of Architectural Patrimony.

Biografia do Autor

Paula da Cruz Landim, Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU - USP (1987), Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Rio Claro (1994), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU - USP (2001), estágio de pós-doutorado na Universidade de Arte e Design de Helsinque na Finlândia (2006-2007), Livre-docente em Design de Produto pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru (2009), professora do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 1988 e do Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 2004. Atualmente trabalhando nas seguintes linhas de pesquisa: Desenho do Objeto, Projeto de Mobiliário, História do Design e Teoria e Crítica do Design. Possui diversos artigos publicados em periódicos especializados, trabalhos em eventos, tanto nacionais como internacionais, nas áreas de Arquitetura e Design, assim como livros e capítulos de livros publicados. Possui ainda orientandos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado na área de Design.Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU - USP (1987), Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Rio Claro (1994), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU - USP (2001), estágio de pós-doutorado na Universidade de Arte e Design de Helsinque na Finlândia (2006-2007), Livre-docente em Design de Produto pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru (2009), professora do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 1988 e do Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 2004. Atualmente trabalhando nas seguintes linhas de pesquisa: Desenho do Objeto, Projeto de Mobiliário, História do Design e Teoria e Crítica do Design. Possui diversos artigos publicados em periódicos especializados, trabalhos em eventos, tanto nacionais como internacionais, nas áreas de Arquitetura e Design, assim como livros e capítulos de livros publicados. Possui ainda orientandos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado na área de Design.

Downloads

Publicado

08-09-2016

Como Citar

Landim, P. da C. (2016). PERCEPÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL URBANO: A CIDADE DE BAURU. OLAM: Ciência & Tecnologia, 1(2). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/11762

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.