CALHA PET – CONSTRUÇÃO DE CALHAS DE GARRAFA PET PARA APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA E REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

  • Gustavo ZEN Universidade Tuiuti do Paraná
  • Venina PRATES Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Aproveitamento da Água da Chuva. Redução de Resíduos Sólidos. Calhas de Garrafas PET. Conservação Ambiental. Território Geográfico.

Resumo

Este trabalho procura desenvolver ações para preservação do meio ambiente e conservação dos recursos naturais, como também orientar e mostrar alternativas para o reaproveitamento de garrafas de plástico (PET – Poli Etileno Tereftalato) na construção de calhas para aproveitamento da água da chuva para usos não potáveis que envolvam consumo direto ou indireto em atividades múltiplas dos setores urbanos e rurais. Ressalta-se a importância do desenvolvimento de atividades e práticas relacionadas às questões da conservação ambiental, que possibilitem a melhoria das condições de vida da população, com o intuito de evitar ou minimizar os conflitos sociais e os efeitos negativos ao sistema natural, além de atuar na percepção da sociedade quanto à diversidade entre os sistemas físicos, humanos, biogeográficos e suas interligações. Através da aplicação deste trabalho em uma residência na cidade de Curitiba/PR, concluímos que é possível suprir aproximadamente 40% das demandas não potáveis dos vasos sanitários e da lavagem das áreas impermeabilizadas da mesma, ao proporcionar a redução significativa do uso da água potável. Foi produzida uma cartilha e uma página em meio eletrônico (internet), para auxiliar na construção da calha e servir como fonte de informações didáticas.

Biografia do Autor

Gustavo ZEN, Universidade Tuiuti do Paraná

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e projetos sociais.

Venina PRATES, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestranda em Ciência do Solo - UFPR, graduação em Geografia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004). Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná nos cursos de Geografia,Engenharia Ambiental e Civil. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento Remoto, SIG, Educação.

Downloads

Publicado

2009-06-14