ANÁLISE DE PARÂMETROS MICROBIOLÓGICOS EM EFLUENTES PROVENIENTES DE FILTROS ANAERÓBIOS/VALAS DE FILTRAÇÃO VISANDO REÚSO AGRÍCOLA

Autores

  • Julyenne Meneghetti CAMPOS UNICAMP
  • Bruno CORAUCCI FILHO UNICAMP
  • Daniele TONON UNICAMP

Palavras-chave:

Água potável. Conscientização Ambiental. Desinfecção. Reúso de efluentes. Recursos naturais. Tratamento.

Resumo

A água, um dos recursos naturais indispensáveis para a sobrevivência humana vem se tornando cada vez mais escassa nos dias de hoje, devido à falta de conscientização da população que a desperdiça como se fosse um bem inesgotável, e à falta de comprometimento das empresas, que muitas vezes lançam seus efluentes nos rios sem prévio tratamento, contaminando-os. Algumas das alternativas para a minimização desses problemas é o reúso das águas residuárias, após prévio tratamento, um método de gerenciamento dos recursos hídricos que visa minimizar os impactos causados pela grande quantidade de água potável retirada do meio para fins agrícolas, industriais e paisagísticos; deixando o uso da água potável apenas para casos mais nobres, como uso doméstico e nas áreas de saúde. Um dos possíveis métodos é a desinfecção de águas residuárias por cloração, visando seu reúso agrícola, garantindo que os padrões microbiológicos recomendados pela CONAMA 357/05 sejam atingidos.

Biografia do Autor

Julyenne Meneghetti CAMPOS, UNICAMP

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental no Centro Superior de Educação Tecnológica - CESET/UNICAMP. Mestre em Engenharia Civil – FEC – UNICAMP. Doutoranda em Engenharia Civil na FEC- UNICAMP.

Bruno CORAUCCI FILHO, UNICAMP

Professor Titular da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FEC/UNICAMP Departamento de Saneamento e Ambiente.

Daniele TONON, UNICAMP

Doutoranda do Departamento de Saneamento e Amiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP

Downloads

Publicado

2009-06-02