A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL APLICADA À GESTÃO AMBIENTAL DE EMPRESAS

Autores

  • Danilo Fiori Faculdades COC
  • Marcelo Montaño Faculdades COC

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho Ambiental. Gestão Ambiental. Instrumentos de Gestão. Avaliação de Impactos Ambientais. Produção Mais Limpa. Avaliação do Ciclo de Vida.

Resumo

O presente trabalho realiza uma discussão a respeito do emprego da Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) como ferramenta aplicada à gestão ambiental de empresas. Devido às suas características, a ADA pode ser aplicada de modo integrado a outros instrumentos de gestão, orientados para um aumento na eficiência da utilização de matéria-prima e energia, como é o caso das estratégias de Produção mais Limpa, e na Análise do Ciclo de Vida de produtos. O trabalho apresenta por meio de um estudo de caso aplicado a uma empresa engarrafadora de bebidas situada no município de Ribeirão Preto (SP), os aspectos principais decorrentes da avaliação de desempenho a partir de três indicadores de desempenho operacional, conforme preconiza a norma ABNT/ISO 14031. O trabalho conclui que a utilização da ADA como ferramenta de suporte à decisão pode se mostrar bastante útil às organizações, no sentido de auxiliar o processo de planejamento e de identificação de oportunidades de melhoria.

Biografia do Autor

Danilo Fiori, Faculdades COC

Engenheiro Ambiental – UNICOC – Ribeirão Preto/SP.

Marcelo Montaño, Faculdades COC

Doutor em Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP Professor do Curso de Engenharia Ambiental da UNICOC – Ribeirão Preto/SP. http://lattes.cnpq.br/6489417071120295

Downloads

Publicado

2008-02-10