DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE – O CASO DE MONTE ALEGRE/RN

Autores

  • Rafaella Iliana Alves Arcila Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raquel Franco de Souza Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resíduos. Municípios de Pequeno Porte. Produção de Resíduos. Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Compostagem. Composição Gravimétrica.

Resumo

O presente trabalho visa a caracterização física dos resíduos sólidos urbanos domiciliares da cidade de Monte Alegre/RN e a conseqüente orientação para a elaboração de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Tal caracterização identificou os diferentes tipos de materiais que são encontrados nos resíduos domiciliares de Monte Alegre, como: papel, vidro, plástico, metal, e matéria orgânica, sendo esse fator de grande importância para a execução do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos (PGRIS). A coleta de dados foi realizada em amostras de resíduos produzidas nos bairros centrais de Monte Alegre. Foram coletadas e pesadas amostras em dois períodos, janeiro e julho de 2007, no lixão do bairro da Esperança. Os resíduos foram separados de acordo com o tipo e pesados, individualmente, para a obtenção da quantidade de resíduos gerada no município. Tendo em vista a grande quantidade de matéria orgânica produzida, na cidade, a implantação de uma usina de compostagem é uma das soluções apontadas como viável; pois, além de reduzir os resíduos destinados ao lixão, traria benefícios sócio-econômicos para a cidade.

Biografia do Autor

Rafaella Iliana Alves Arcila, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Advogada, mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFRN. Atuante na Gestão Ambiental com foco em Resíduos Sólidos para municípios de pequeno porte. Consultora Ambiental em projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo aplicado a Resíduos Sólidos. http://lattes.cnpq.br/2072468231540503

Raquel Franco de Souza Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

http://lattes.cnpq.br/5181465668193577 Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Geóloga pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestre em Engenharia de Minas - Universidade de Akita (1993) e doutora em Engenharia de Recursos Naturais - Universidade de Tohoku (1999).

Downloads

Publicado

2008-02-10