HIDROGEOLOGIA E QUALIDADE DAS ÁGUAS DA BACIA DO RIO MIRANDA/MS

Autores

  • Luiz André Pinto UFMS

Palavras-chave:

Hidrogeologia. Qualidade das Águas Subterrâneas. Planejamento Ambiental. Aqüífero Guarani. Riscos à Qualidade. Bacia do Rio Miranda.

Resumo

O desenvolvimento econômico e social de qualquer sociedade está vinculado na disponibilidade de água doce de boa qualidade, na capacidade de conservação e uso sustentável dos recursos hídricos. A crescente utilização dos recursos hídricos subterrâneos tende a aumentar, tanto pelas necessidades decorrentes da expansão populacional da sociedade de consumo e de sua urbanização, e pelas vantagens financeiras em relação às águas superficiais, que se encontram de forma geral, contaminadas e carecendo de onerosos tratamentos não convencionais. Nestas condições, os aqüíferos, em diferentes áreas do território nacional, estão sujeitos aos impactos da expansão descontrolada através de poços e pela ocupação indiscriminada do solo, que põem em risco a qualidade das águas. A introdução de substâncias químicas por meio de uso do solo, agrotóxico e outros tipos de aplicações, é uma maneira de promover mudanças nas características naturais dessas águas. Para contribuir com o entendimento da dinâmica das águas subterrâneas da bacia do rio Miranda, perante suas condições hidrogeológicas e suas respectivas qualidade, apresenta-se este artigo. Que alerta sobre a importância das descargas para a manutenção das vazões da bacia e sobre a fragilidade da Formação Botucatu. Como conclusão, apesar da constatação da ausência de contaminantes que comprometa seriamente a qualidade das águas subterrâneas do município, nota-se o grande risco potencial de contaminação dos aqüíferos Botucatu e Aquidauana, que afloram no alto curso da bacia, nas nascentes do Aquidauana e do Miranda. Justamente na área onde se desponta os cultivos de soja, milho, sorgo e das pastagens, e a captação para os centros urbanos de Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Rochedo.

Biografia do Autor

Luiz André Pinto, UFMS

Geógrafo, doutor em Geociências pela UNESP/RC, professor associado DE do Depto. de Ciências Humanas, do Campus de três Lagoas da UFMS, Geografia Fisica, Planejamento e Gestão Ambiental

Downloads

Publicado

2008-02-10